Eric Granado pontua em estreia no WSBK. Rea garante o hexa em Estoril
Primeira corrida e primeiro ponto para Eric Granado no Mundial de Superbikes (WSBK). O paulista garantiu a 15ª posição na prova que abriu a última etapa da temporada, no Estoril (Portugal). Com uma tocada segura, sem erros e um ritmo próximo ao do companheiro de equipe Takumi Takahashi, com a Honda CBR 1000RR-R Fireblade do Team MIE Althea (satélite da fábrica japonesa). O quarto lugar foi suficiente para que Jonathan Rea (Kawasaki ZX10-RR/KRT) assegurasse o hexacampeonato, na vitória de Toprak Razgatlioglu (Yamaha YZF-R1/Team Pata).
Granado havia ficado em 20º no treino oficial, pela manhã e, na largada, deixou para trás Sheridan Morais (Kawasaki ZX10-RR/Orelac). Com os problemas de Matteo Ferrari (Ducati Panigale V4/Team Barni), passou a 18º, sempre acompanhando Takahashi de perto. O problema mecânico com Scott Redding (Ducati Panigale V4/Aruba.it) e as quedas de Michael van der Mark (Yamaha YZF-R1/Team Pata) e Alvaro Bautista (Honda CBR 1000RR-R/HRC) abriram caminho para a presença na zona de pontuação.
“Consegui um ritmo bom durante a corrida, virei tempos mais rápidos que nos treinos, o que também é muito positivo. Terminei a prova bem próximo do meu companheiro de equipe, que é um piloto que já tem experiência com a moto há um ano e conhece bem o comportamento dela, então foi bom para mim, poder aprender e entender como a moto trabalha e funciona, a eletrônica, os pneus, enfim, várias coisas que eu tive que me adaptar”, destacou o brasileiro.
Rea e Redding sofreram quedas fortes na Superpole, o que deixou o piloto da Kawasaki em nono no grid e o da Ducati em último. Razgatlioglu largou da pole e logo abriu uma vantagem confortável para os perseguidores – primeiro Garett Gerloff (Yamaha YZF-R1/GRT), em seguida Rea e, de forma definitiva, Chaz Davies (Ducati Panigale V4/Aruba.it).
Gerloff conquistou mais um pódio, com Rea mais preocupado em terminar a prova, diante do abandono de Redding, para confirmar mais um título.
Mundial de Superbikes
Oitava etapa: Estoril
Siga o Racemotor no: