Lowes vence na Austrália e lidera Mundial de Superbikes
Se as próximas etapas trarão o mesmo equilíbrio é cedo para dizer, mas o Mundial de Superbikes 2020 começou com emoção e supresas de sobra. A começar pelo líder após as três corridas do GP da Austrália, em Phillip Island. Alex Lowes passou toda a temporada de 2019 sem vencer no Team Pata Yamaha mas, com a Kawasaki ZX10-RR do Team KRT, voltou ao alto do pódio após bater ninguém menos que o companheiro e pentacampeão Jonathan Rea.
A prova que fechou a programação no domingo trouxe mais uma vez uma disputa acirrada pela liderança. A principal preocupação era administrar o desgaste dos pneus para manter o rendimento nas voltas finais. Rea, que largava da pole, saltou para a liderança, atacado por Michael van der Mark (Pata Yamaha), Loris Baz (Ten Kate Yamaha), Lowes, Scott Redding (Aruba.it Ducati) e Toprak Razgatlioglu, vencedor no sábado.
O ritmo mais baixo fez com que um grupo de nove pilotos formasse o primeiro pelotão, incluindo o chileno Maximilian Scheib, com a ZX10-RR do Team Orelac Verdnatura. Apesar de ultrapassado várias vezes, Rea parecia ter controle da prova, até que, na penúltima volta, foi atacado por Lowes na freada da curva 1.
O piloto da moto #22 chegou a ter sete décimos de segundo de vantagem e, na reta dos boxes pela última vez, conseguiu resistir à tentativa do companheiro, por míseros 0s037 na linha de chegada. Scott Redding mais uma vez completou o pódio. Já Razgatlioglu abandonou a três voltas do fim, depois de um problema na moto que acabou prejudicando Baz, que vinha em seu vácuo.
Scheib, em sétimo, comemorou a vitória entre os pilotos independentes. E Alvaro Bautista, vindo do fundo do grid, salvou um sexto lugar com a Honda CBR1000RR-R. Leon Haslam chegou a ser quinto, mas caiu em um toque com Xavi Forés – os dois terminaram, respectivamente, em 12º e 11º.
Superpole race
Mais cedo, Rea se recuperou do tombo da véspera para somar seus primeiros pontos com a vitória na Superpole Race. As 10 voltas repetiram o roteiro de diferenças apertadas e a vitória garantida por milésimos de segundo (no caso, 0s067). Razgatlioglu e Redding completaram o pódio.
Lowes soma 51 pontos, seguido por Redding (39), Razgatlioglu (34) e Rea (32). A segunda etapa acontece nos dias 14 e 15, em Losail (Catar).
Mundial de Superbikes (WSBK) 2020
Primeira etapa: GP da Austrália (Phillip Island)
Siga o Racemotor no: