Quartararo é pole na MotoGP em Jerez. Marc Marquez fora da prova

Quarta pole consecutiva, e oitava em 21 corridas na MotoGP para Fabio Quartararo. Vencedor da primeira etapa da temporada, o francês do Team Petronas SRT Yamaha confirmou o ótimo momento na qualificação para o GP da Andaluzia, também em Jerez de la Frontera. Já Marc Marquez voltou à pista nos dois treinos livres da manhã, mas a dor na região operada (úmero do braço direito) o tirou do treino oficial e da corrida.

Num sábado de forte calor, Quartararo venceu o duelo com Maverick Viñales, com a YZR-M1 oficial. Em sua tentativa com os pneus macios no Q2, o líder do campeonato registrou 1min37s007. Viñales chegou a ser mais rápido e andou abaixo de 1min37, mas perdeu a volta por superar os limites da pista. A novidade na primeira fila é a Ducati GP20 de Francesco Bagnaia (Pramac).

Valentino Rossi mostrou evolução em relação ao fim de semana anterior e abre a segunda fila, com a segunda YZR-M1 do Team Monster Energy. Terá a seu lado o ‘dentista voador’ Miguel Oliveira que, com a moto semioficial do Team Tech3, foi o melhor entre as KTMs.

Entre as decepções do dia, Andrea Dovizioso, que não conseguiu superar o Q1 com a Ducati oficial do Team Mission Winnow. Também de volta de cirurgias após quedas na etapa anterior em Jerez, Cal Crutchlow (LCR Honda) e Alex Rins (Ecstar Suzuki) conseguiram tempos competitivos e largam, respectivamente, em 13º e 20º.

Marquez

Como previsto, Marc Marquez usou o FP3 e o FP4 para avaliar a condição de pilotagem com o braço operado na terça-feira. O hexacampeão mundial chegou a andar em 1min37s882, mas a tentativa de uma sequência maior de voltas em condição de corrida acabou frustrada pela dor. No Q1, ele não retornou à pista e, logo após o fim do Q2, deixou o circuito. O team manager Alberto Puig confirmou que não larga no domingo. “Seguimos o planejado, era uma tentativa, e ficou claro que Marc não resistiria a 25 voltas”.

“Eu me sentia bem pela manhã e feliz com o progresso nos treinos livres. Mas quando foi a vez da qualificação, não tinha qualquer força no braço. Não sei se foi efeito do calor ou do inchaço. Entendi que tinha de ouvir meu corpo. Tenho que agradecer ao time por respeitar minhas decisões. Farei o possível para retornar em Brno e lutar pelo campeonato”, declarou MM93.

GP da Andaluzia

Mundial de MotoGP: segunda etapa (Jerez de la Frontera)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais