Testes da MotoGP em Sepang: Quartararo antes da chuva
Se já é difícil tirar conclusões dos tempos de testes coletivos, mais ainda quando a chuva faz parte da programação. O primeiro dia de trabalho da MotoGP em Sepang com todos os times e pilotos foi marcado pelo tempo bom nas primeiras duas horas, antes que um temporal tropical levasse as máquinas de volta aos boxes. Quem planejava andar com tanque vazio e condições de qualificação mais tarde viu a estratégia frustrada.
Mesmo para quem não mudou de time, ainda é momento de se encontrar sobre a moto. Não por acaso, todas as marcas representadas contavam com modelos 2019 para uma comparação. E os novos trazem evoluções aerodinâmicas e na ciclística desde os últimos treinos de 2019.
Nesse cenário, melhor para a dupla do Team Petronas SRT. O francês Fabio Quartararo, que sobe para a equipe oficial em 2021, puxou a fila com 1min58s945. A bordo, é bom que se diga, da YZR-M1 do ano passado. Seu companheiro Franco Morbidelli veio em seguida, a 0s051, já com o equipamento que usará ao longo da temporada (base da moto oficial 2019 com algumas evoluções).
O top 10 da sexta-feira trouxe representantes de todas as marcas. Alex Rins foi o terceiro mais rápido, com a Suzuki GSX-RR. Cal Crutchlow (LCR) foi o melhor representante da Honda, em quarto, à frente de Jack Miller (Pramac), mais rápido no esquadrão Ducati. Os oficiais Yamaha andaram próximos – dois décimos de segundo separaram Maverick Viñales e Valentino Rossi. E os irmãos Aleix e Pol Espargaró se encarregaram, respectivamente, de mostrar o potencial de Aprilia e KTM, com a sétima e oitava posições.

‘Formiga atômica’
Como havia antecipado, Marc Márquez começou os três dias de testes longe de sua melhor condição, ainda em recuperação da cirurgia no ombro. Com 70% do potencial, como ele mesmo avaliou, ficou a 0s731 da melhor marca do dia (12º) – sinal de que novamente será motivo de dor de cabeça para os rivais. Seu irmão Alex foi o melhor estreante, em 13º. No caso do francês Johann Zarco, o dia foi de primeiro contato com a Ducati Desmosedici do Team Avintia. Mesmo se ambientando ao novo equipamento, foi três décimos de segundo mais rápido que o companheiro Tito Rabat. O trabalho na pista malaia prossegue até domingo.
Mundial de MotoGP
Treinos coletivos: Sepang (MAL)
Siga o Racemotor no: