Viñales é o mais rápido da sexta em Aragón. Rossi sem substituto
Uma sexta-feira positiva para a Yamaha, e preocupante para a Ducati no Motorland Aragón, palco da 11ª etapa do Mundial de MotoGP. Maverick Viñales foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres, seguido pelo líder do campeonato Fabio Quartararo e pelo ítalo-brasileiro Franco Morbidelli (ambos com as M1 do Team Petronas SRT). O FP1 teve o início adiado em meia hora devido à baixa temperatura e às condições de visibilidade. Uma condição que fez a Michelin liberar mais um jogo de pneus macios por máquina para o fim de semana.
Quartararo chegou a levar um susto na primeira parte do treino, ao perder a dianteira da moto. À tarde, a temperatura mais alta permitiu tempos mais baixos – Viñales foi o único a andar abaixo de 1min48 (1min47s771). Alex Marquez voltou a chamar a atenção com o oitavo tempo, na Honda RC213V #73 oficial. Os irmãos Esparagaro mostraram que Aprilia e KTM devem ser competitivas na etapa – Aleix, com a moto italiana, foi o sexto, à frente de Pol, com a máquina austríaca.
Já as Ducati ficaram fora das 10 primeiras posições, com as duas motos do Team Avintia (GP19, do ano passado) como melhores representantes. Na luta pelo campeonato, Andrea Dovizioso (Mission Winnow) foi apenas o 13º, seguido por Jack Miller (Pramac) e pelo vencedor do GP da França, Danilo Petrucci.
A Yamaha preferiu não escalar um substituto para Valentino Rossi, diagnosticado com Covid-19. O nome lógico seria o de Jorge Lorenzo, tester da fábrica japonesa. Massimo Meregalli, ex-piloto e diretor do time oficial, destacou que Lorenzo, em sua última experiência com a M1, manifestou a necessidade de retomar confiança na frenagem e na entrega de potência para ser competitivo.

Moto3
Além de Rossi, a Covid-19 comprometeu os planos de outro italiano para o fim de semana. Quarto na classificação da Moto3, Tony Arbolino (Rivacold Snipers Honda) viu a chance de título prejudicada. Depois de ter contato com uma pessoa infectada pela doença no avião a caminho da Espanha, ele teve a participação vetada pela equipe médica da MotoGP.
Siga o Racemotor no: