Rafa Matos faz história e conquista título inédito para o Brasil na Trans-Am

Skip Barber, F-Dodge, Pro Mazda, F-Atlantic, Indy Lights e, agora, Trans-Am Series. Rafa Matos chegou ao sexto título no automobilismo norte-americano 10 anos depois de conquistar o troféu de campeão da categoria de acesso à Indycar. De quebra, se tornou o primeiro brasileiro a vencer um dos mais tradicionais campeonatos de turismo dos EUA, que volta a viver um momento de força com grids cheios e a presença de vários nomes de peso.

Melhor ainda, a conquista na classe TA2, a mais equilibrada da competição, veio com duas provas de antecedência no Virginia International Raceway, em Alton, quando a preocupação era apenas manter a vantagem para atacar nas etapas do Cota, em Austin, e de Daytona. E com direito à oitava visita ao pódio no ano, graças à terceira posição, que se soma às cinco vitórias e aos dois segundos lugares. Um resultado mais complicado que de costume, já que problemas na qualificação levaram o mineiro a largar apenas da sétima posição.

Na quarta das 31 voltas (o equivalente a uma hora e 10 de corrida), Rafa já aparecia em terceiro com o Chevrolet Camaro #88 da equipe Coleman Motorsports/3D Dimensional Services, enquanto seu principal rival, Tony Buffomante, obrigado a atacar para diminuir a desvantagem, abandonava devido a um toque. Começava então a perseguição a Tony Ave e Scott Lagasse Jr, que vinham à sua frente. Na 10ª passagem, o piloto de Belo Horizonte tomou a ponta para somar mais um ponto no campeonato. Na relargada depois da bandeira amarela para a retirada de detritos e a limpeza da pista, o brasileiro acabou superado por Lagasse e Ave, administrando a posição que já lhe valia a conquista antecipada do Trigon Trophy.

“Missão cumprida. Foi um ano difícil já que os motores Ford tinham vantagem de potência em relação aos nossos Chevrolet, mas de grande aprendizado e superação. Há exatamente 10 anos eu conquistava o título da Indy Lights, é bom voltar a ser campeão, e numa série que vive um ótimo momento. Estou muito feliz, satisfeito e orgulhoso por mim e pela equipe, nós nos tornamos uma grande família”, festejou o campeão antecipado, que não pretende baixar a guarda nas etapas restantes. “Agora sim vou poder me concentrar em correr sem pressão, e espero vencer as duas para fechar a temporada de modo perfeito”, completou Rafa, que superou não só nomes experientes, como Boris Said, Shane Lewis, Misha Goikhberg e Marc Miller, como novatos de potencial da Nascar Xfinity Series, como Christopher Bell, Matt Tifft, Ty Majeski, Brandon Jones, Tyler Reddick e Justin Hayley.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais