Toyota na primeira fila em Le Mans, mas diferença para rivais surpreende

Nem foi preciso andar mais rápido na noite de Le Mans para garantir pelo terceiro ano consecutivo a dobradinha no grid para as 24h. No sábado, às 10h (de Brasília), quando a bandeira for baixada, os Toyota TS050 Hy mais uma vez comandam o pelotão, em busca da vitória e do título do Mundial de Endurance (FIA WEC). A pole é do #7 (José Maria Lopez/Mike Conway/Kamui Kobayashi), seguido pelo #8 (Fernando Alonso/Sebastien Buemi/Kazuki Nakajima).

O que chamou a atenção nas duas horas de sessão qualificatória que definiram as 61 posições de largada foi a diferença reduzida das máquinas híbridas para os LMP1 privados. Os seis primeiros no grid estão separados por apenas 1s313. O BR1 AER #17 da SMP Racing, com Sergei Sirotkin, ficou a 0s662 e terá a seu lado, na segunda fila, o Rebellion R13 Gibson #3 de Nathanael Berthon/Thomas Laurent/Gustavo Menezes, recuperado dos problemas da sessão anterior. O #1, qualificado por Bruno Senna, sai em sexto.

Na LMP2, mudança em relação ao domínio do #31 da Dragonspeed nas duas primeiras sessões. Dono da melhor marca, o Oreca Gibson #39 da Graff Racing acabou tendo o tempo anulado, o que deu a pole ao exemplar da TDS Racing (#28). O Alpine #36 de André Negrão larga em terceiro.

Mudança radical em relação aos treinos anteriores também na GTE Pro. Até então discreta, a Aston Martin conseguiu a posição de honra na classe com o Vantage #95 (Nicki Thiim/Marco Sorensen/Darren Turner), graças a uma impressionante volta de 3min48s000, seguido pelo Ford GT #67 (Harry Tincknell/Andy Priaulx/Jonathan Bomarito). Cinco marcas diferentes aparecem nos cinco primeiros lugares – a BMW M8 GTE de Augusto Farfus é a quinta. A Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse de Daniel Serra ficou com a 12ª marca, enquanto a #89 da Risi, de Pipo Derani, é a 17ª.

O pelotão das GTE Am será comandado pela Porsche 911 RSR #88 da Dempsey Proton Racing, que confirmou a superioridade. A Ferrari 488 GTE #84 da JMW Racing, qualificada por Rodrigo Baptista, sairá em quarto, enquanto o Ford GT #85 de Felipe Fraga largará em nono.

24h de Le Mans

Mundial de Endurance (FIA WEC)

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais