Aston Martin e Toyota confirmam máquinas para novas regras do FIA WEC

A expectativa para uma sexta-feira sem atividades das máquinas do Mundial de Endurance em Le Mans, à espera da largada para as 24h, no sábado (15) era da divulgação da lista de inscritos para a temporada 2019/2020 do FIA WEC. Mas o dia acabou marcado por anúncios ainda mais importantes, envolvendo o novo regulamento, previsto para a Superseason 2020/2021. Numa só tacada, duas fabricantes confirmaram que vão disputar o título na categoria principal, que passa a ser disputada pelos hypercars.

Aston Martin e Toyota oficializaram um interesse que já vinha sendo mostrado e encorpam um pelotão que, até agora, contava apenas com os projetos da Scuderia Cameron Glickenhaus e da ByKolles. Os britânicos vão encarar o campeonato com dois exemplares de seu superesportivo Valkyrie, desenhado por Adrian Newey e desenvolvido com a ajuda da Red Bull Racing. O motor será o mesmo V12 6.5 projetado pela Cosworth presente na versão de produção.

Já os japoneses, que no fim de semana vão festejar mais uma conquista entre os pilotos na LMP1, se mantiveram fiéis aos planos de alinhar com um protótipo derivado do conceito GR Super Sport, que divide a base mecânica com o TS050 Hy.

Organizador do WEC e das 24h de Le Mans, o Automobile Club d’Ouest (ACO) anunciou ainda que o regulamento da nova categoria foi concluído, o que dá aos times a segurança para trabalhar na criação de suas novas máquinas. A presença de um sistema híbrido para regeneração do calor dissipado pelos freios será opcional, com potência máxima de 270 cavalos, sempre jogados nas rodas dianteiras. Ao todo, serão em torno de 750cv, com um Balance of Performance (BoP) automático para equilibrar a disputa com os protótipos LMP1 atuais, que seguem na disputa ao menos até 2022.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais