Aeroscreen da Indy aparece pela primeira vez em testes no simulador

A solução encontrada pela NTT Indycar Series para proteger os pilotos de detritos ou componentes que atinjam a área do cockpit em acidentes ganhou formas reais, depois de aparecer em esboços. Desenvolvido pela divisão de tecnologia da Red Bull Racing, o Aeroscreen será adotado nos chassis Dallara DW12 da categoria a partir da próxima temporada, com um visual mais interessante que o do Halo usado inicialmente pela F-1.

O equipamento está sendo testado em um chassi montado no simulador da fábrica norte-americana da Dallara, em Indianápolis e a primeira ‘cobaia’ foi o pentacampeão Scott Dixon, que ajudou a checar a visibilidade proporcionada e a entender o impacto provocado pelo dispositivo, ainda sem a bolha em policarbonato de alta resistência. Ele simulou a pilotagem em cinco traçados diferentes: além do oval das 500 Milhas, os do Texas e Iowa, o misto de Barber e o circuito de rua de Long Beach. “Não tive problemas e até agora tudo está indo muito bem. Muito já havia sido simulado até chegarmos a esse ponto e acredito que estamos muito próximos da versão final, não é algo feito na base da tentativa e erro”, destacou o piloto da Ganassi.

Outros pilotos da categoria devem passar pela experiência até que seja possível dar início aos testes de pista. A Indycar chegou a avaliar uma proteção transparente desenvolvida pela PPG (fabricante de tintas e produtos químicos), mas a solução apresentou problemas com o reflexo do sol nos ovais e acabou descartada.

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