Hypercar da Scuderia Glickenhaus para o WEC ganha formas definitivas

O Mundial de Endurance (FIA WEC) inicia uma revolução técnica na temporada 2021. Os protótipos LMP1 começam a dar lugar a uma nova geração de máquinas; aliás, duas. Os primeiros a ganhar a pista serão os Le Mans Hypercars que podem, ou não, ter alguma ligação com superesportivos de produção. Além da Toyota, com seu GR Sport, outra que desenvolve seu modelo é a Scuderia Glickenhaus. O SCG 007, aliás, já foi tema em diversas ocasiões no Racemotor.

O time do bilionário norte-americano James Glickenhaus parte de uma base que deu origem a outros esportivos de competição, como o SCG 004. Em torno do mesmo chassi foi desenhado um conjunto adequado às regras estabelecidas pelo Automobile Club d’Ouest, organizador do WEC. A motorização foi confirmada recentemente: um V8 biturbo de 3.200cc produzido pela francesa Pipo Moteurs. Propulsor que é a união de dois quatro cilindros em linha turbo 1.600cc empregados no Mundial de Rally (WRC), especialidade do preparador.

Depois de mostrar uma série de esboços de como ficará a máquina, a SCG divulgou imagens do visual definitivo do projeto. Além da posição de pilotagem central, chama a atenção a solução usada para as laterais. Rodas dianteiras e traseiras não estão unidas numa só carenagem – há uma grande entrada de ar com radiadores junto ao eixo traseiro, aproveitando o fluxo de ar forçado gerado na dianteira.

O adiamento da próxima temporada do WEC, com o fim das superseason (como a atual, 2019/2020) pela pandemia de Covid-19 acabou, indiretamente, favorecendo o time. Que não teria o carro pronto para competir este ano mas, agora, trabalha para alinhar nas Mil Milhas de Sebring, que abrirão a próxima edição, a primeira com os hypercars.

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