Quartararo conquista a primeira na MotoGP em Jerez

Depois de bater na trave várias vezes na temporada de estreia, a primeira vitória chegou na primeira prova de seu segundo ano na MotoGP. Fabio Quartararo levou a Yamaha YZR-M1 do Team Petronas SRT ao alto do pódio na abertura do Mundial. E deu fim a um jejum francês de 20 anos na principal categoria da motovelocidade. Ao fim de uma corrida movimentada, com um acidente preocupante do hexacampeão mundial Marc Marquez, que buscava uma prova de recuperação.

O piloto do #93 tomou a ponta na segunda volta, ao superarar Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha), com Quartararo em terceiro. Na quinta volta, Marquez perdeu a moto na tomada da curva 4 mas, com a habilidade costumeira, conseguiu voltar pela caixa de brita, em 17º. A essa altura, Viñales, Quartararo e Jack Miller (Pramac Ducati) se mantinham próximos.

Único a escolher o composto macio para o pneu dianteiro, #MVK12 não conseguiu resistir ao ataque do francês que, com um ritmo constante, logo abriu vantagem superior a três segundos. Enquanto isso, Marquez escalava o pelotão e logo se posicionava no grupo que disputava o terceiro posto, com Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati); Franco Morbidelli (Petronas SRT Yamaha), Pecco Bagnaia (Pramac Ducati) e Pol Espargaro (Red Bull KTM).

De forma impressionante, Marquez já era terceiro, quando uma escapada provocou uma queda forte, que fez com que o piloto da Repsol Honda fosse levado de maca ao centro médico. Enquanto isso, Dovi, mesmo em recuperação de uma fratura na clavícula, atacava para garantir o terceiro degrau do pódio, atrás de Viñales. Quartararo cruzou a linha sem sustos e, na comemoração, acabou acionando o airbag de seu macacão.

“É o melhor momento da minha vida. Esse resultado vai para as pessoas afetadas pela Covid; pelo público que não pôde estar aqui para nos acompanhar”, comemorou o #20, que começa a temporada na liderança do Mundial.

Alex Marquez terminou em 12º em sua estreia na categoria, com a RC213V da Repsol Honda. Foi o melhor estreante, à frente de Brad Binder (Red Bull KTM), que, no entanto, chegou a andar em sétimo, até escapar da pista e voltar em último.

Contusões

O acidente com Marc Marquez não foi o único mais sério do fim de semana. Alex Rins (Suzuki Ecstar) foi impedido de largar pela equipe médica depois do tombo da véspera. Mesmo caso de Cal Crutchlow (LCR Honda), que caui no warmup. Valentino Rossi abandonou com problemas mecânicos.

Mundial de MotoGP

Primeira etapa: GP da Espanha

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais