Troco de Dixon sobre Sato na Indy em Gateway

Vitória de número 50 para Scott Dixon na Indycar. E com troco sobre Takuma Sato, depois da decepção do fim com bandeira amarela nas 500 Milhas de Indianapolis. O neozelandês da Ganassi levou a melhor sobre o japonês da Rahal Letterman na primeira prova da rodada dupla no oval de 1,25 milha de Gateway. Uma corrida que começou com um strike no fundo do pelotão.

No alinhamento para a primeira bandeira verde, Oliver Askew (Arrow McLaren SP) acabou iniciando uma reação em cadeia que atingiu Simon Pagenaud (Penske), Zach Veach, Marco Andretti, Alexander Rossi (os três da Andretti), Ed Carpenter (ECR) e Alex Palou (Coyne with Team Goh). Pagenaud, Askew e Palou ainda conseguiram se manter na prova, mas o francês, com o carro inguiável, também teve de abandonar.

Pole, Will Power comandou a primeira parte da prova com o Dallara Chevy #12 da Penske, seguido por Pato O’Ward (Arrow McLaren SP), que largou a seu lado. Dixon vinha em terceiro, acompanhado de perto por outro carro da Ganassi, o #8, de Marcus Ericsson.

Power acabou saindo da luta pela vitória – perderia duas voltas, com dois pitstops a mais do que o restante. O’Ward se mantinha como o mais rápido da pista, até que, na volta 107 de 200, a chuva levou a direção de prova a mostrar a bandeira amarela.

Depois de 13 voltas atrás do pace car, o mexicano se manteve à frente de Dixon na relargada, com uma vantagem de pouco menos que um segundo. Ainda seria necessário parar uma terceira vez e justamente nos pits a prova começou a mudar. A Ganassi devolveu o #9 à frente. Enquanto isso, Sato, com uma estratégia diferente, liderava.

O japonês perdeu tempo com a roda traseira direita em sua parada final mas, ainda assim, retornou em terceiro. Por fora, ajudado pelo PJ1 (composto aderente, aplicado no traçado por causa da Nascar Truck), superou O’Ward e partiu ao ataque do líder. Conseguia ser mais rápido nas duas primeiras curvas, mas Dixon recuperava nas curvas 3 e 4. Assim, resistiu para vencer pela quarta vez na temporada, ampliando a vantagem na classificação. O’Ward terminou em terceiro, seguido por Colton Herta (Andretti Steinbrenner) e pelo constante Marcus Ericsson (Ganassi).

Tony

No que são suas duas últimas corridas na temporada, Tony Kanaan escapou da confusão inicial para avançar no pelotão. O baiano levou o Dallara Chevy #14 da A.J. Foyt à nona posição com um ritmo sólido e a capacidade de poupar pneus e combustível.

Com a qualificação para a corrida do domingo (16h30 de Brasília) definida pela segunda volta do treino classificatório, Sato vai comandar o pelotão, com Josef Newgarden a seu lado. Dixon largará em sexto, enquanto Tony será o 19° no grid.

Bommarito Automotive Group Race 1

NTT Indycar Series: oitava etapa (Gateway)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais