Miguel Oliveira faz a festa em casa e vence GP de Portugal na MotoGP

Um fim de semana quase perfeito para Miguel Oliveira na última etapa do Mundial de MotoGP. Correndo pela primeira vez em casa, o ‘dentista voador’ conquistou sua segunda vitória na temporada e na categoria, com a KTM RC16 do Team Tech3. Largou da pole e não foi ameaçado ao longo das 25 voltas, com direito à volta mais rápida. Faltou apenas a presença dos compatriotas nas arquibancadas do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

A largada perfeita e o ritmo constante deram ao português uma vantagem que chegou a superar os quatro segundos para Franco Morbidelli (Yamaha M1/Petronas SRT) e Jack Miller (Ducati GP20/Pramac), que duelaram pelo segundo degrau do pódio. O australiano conseguiu superar o ítalo-brasileiro na última volta – Morbidelli assegurou o vice-campeonato.

Ao contrário do que aconteceu na segunda prova do Red Bull Ring – conquistou a vitória nos últimos metros -; Oliveira conseguiu saborear desta vez cada minuto de uma liderança merecida. Destaque na véspera, Stefan Bradl conseguiu levar a Honda RC 213V do Team Repsol HRC à sétima posição, seu melhor resultado como substituto de Marc Marquez.

Para o campeão mundial antecipado Joan Mir, a corrida acabou antes da hora (10ª volta), com problemas eletrônicos em sua Suzuki GSX-RR.

Moto2 e Moto3

Se na MotoGP o título estava decidido desde Valencia, nas demais categorias a definição ficou mesmo para Portugal. A Moto3 coroou o espanhol Albert Arenas e a KTM RC4 do Team Solution Aspar. Depois de uma última volta caótica, ele recebeu a bandeirada em 12º (vitória de Raul Fernandez, com a KTM do Team Ajo). Suficiente para superar o italiano Tony Arbolino (Honda) por quatro pontos.

Na Moto2, festa do italiano Enea Bastianini, com a Kalex do Team Italtrans. Numa disputa com os compatriotas Luca Marini e Marco Bezzecchi (Sky VR46) e o britânico Sam Lowes (Marc VDS), ele conquistou o título com a quinta posição, na prova vencida por Remy Gardner (SAG Team). Com isso, superou seu futuro companheiro na Ducati Avintia (MotoGP) em 2021, Marini, irmão de Valentino Rossi.

GP de Portugal

Mundial de MotoGP: 13ª etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais