24h de Daytona (H6): Cadillac #5 lidera, Castroneves em terceiro

Quatro bandeiras amarelas, mas nada de chuva e um ritmo intenso. Com cinco líderes diferentes na DPi e na classificação geral. As 24h de Daytona superaram a marca das seis horas, como é tradição, com as principais categorias agrupadas – a exceção é a estreante LMP3 que, com sete carros em ação, tinha diferença de uma volta entre líder e segundo colocado.

Na DPi, alguns times optaram por estratégias diferentes de paradas, o que explia o Cadillac DPi V.R #31 (Whelen/Action Express) de Felipe Nasr/Pipo Derani/Mike Conway/Chase Elliott em quinto, a uma volta do DPi V.R #5 (JDC Miller) líder – Tristan Vautier/Loic Duval/Sebastien Bourdais. O carro dos brasileiros, que largou na pole, dominou as duas primeiras horas com o ex-piloto da Sauber ao volante. Apesar do ritmo respeitável, o campeão da Nascar Cup foi chamado aos pits cinco voltas antes do previsto para que Conway assumisse o comando e voltasse à pista em meio a menos tráfego.

O Acura ARX-05 DPi #10 da Wayne Taylor Racing completou o primeiro quarto de prova em terceiro, com Hélio Castroneves ao volante. O estreante Kevin Magnusssen se mostrou bastante adaptado e chegou a ocupar a liderança com o Cadillac DPi. V.R #01 da Ganassi.

Jimmie Johnson largou com o Cadillac DPi V.R #48 (Action Express/Hendrick) e foi, em média, um segundo mais lento do que os ponteiros. Nos boxes, o time que também conta com Kamui Kobayashi/Mike Rockenfeller/Simon Pagenaud, conta com a ajuda de Chad Knaus, crew chief de JJ em seus sete títulos na Nascar Cup.

A LMP2 registrou os primeiros abandonos da edição, de três carros com boa chance de vitória: o Oreca-Gibson #81 da Dragonspeed (problemas mecânicos após acidente que provocou uma bandeira amarela); o #29, da Racing Team Nederland (acidente) e o #20, da High Class, o que impediu Robert Kubica de estrear na Rolex 24. Liderança do #11 (Win Autosport). Já na LMP3, comando do Ligier JS P320 #74 (Riley), que originalmente teria Felipe Fraga como um dos pilotos.

GTLM/GTD

Entre os GTs, a animação começou já na largada, quando a Porsche 911 RSR #79 Proton/WeatherTech foi tocada pelo BMW M8 #25. Na marca das 6h, a liderança era dos dois Corvette C8R (o #4 seguido pelo #3). O BMW #24 de Augusto Farfus vem em quarto, a pouco mais de 22 segundos dos líderes.

Já na GTD, com o maior número de inscritos (19), a alternância costumeira, com vantagem, nas 6h, do Porsche 911 GT3R #16 (Wright Motorsports), que teve o chassi trocado após um acidente nos treinos. A Ferrari 488 GTD #21 (AF Corse) de Daniel Serra/Matteo Cressoni/Nicklas Nielsen/Simon Mann aparecia em sétimo. Já a 488 #63 da Scuderia Corsa, com Marcos Gomes/ Ryan Briscoe/Ed Jones/Brett Curtis era a nona, com sua melhor volta registrada pelo brasileiro.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais