VW prepara SUV elétrico para encarar tradicional prova de Baja

A engenharia da Volkswagen norte-americana resolveu testar um de seus mais recentes produtos em condições extremas. Até aí, nenhuma novidade. Neste caso, no entanto, a ideia é mostrar que um SUV movido a eletricidade praticamente original é capaz de encarar 1.600km de prova na Mexican 1000, prova da série norte-americana North-American Off-Road Association (NORRA) na península mexicana da Baja California. O ID.4 será comandado pelo experiente Tanner Foust, em dupla com Emme Hall.

A preparação ficou por conta da Rhys Millen Racing, do piloto de mesmo nome, filho do lendário neozelandês Rod Millen. O interior perdeu forrações, climatização e tudo aquilo que pudesse representar peso desnecessário. E ganhou a exigida gaiola de proteção em aço. O painel é basicamente o da unidade de produção (ganha a companhia de um display de controle específico para competição), enquanto os vidros laterais foram trocados por policarbonato. As rodas aro 19 originais foram substituídas pelas italianas OZ aro 18, para permitir o uso de pneus off-road com laterais mais altas e robustas.

Na unidade de potência, nada muda. O motor colocado junto ao eixo traseiro garante potência de 201hp. Baterias e direção também são as de série. Houve apenas o reforço na proteção de alguns cabos e componentes eletrônicos para evitar que a poeira e os impactos no terreno prejudiquem seu funcionamento. E a montagem do radiador em posição mais alta que do modelo de rua, para aumentar o ângulo de ataque.

As principais mudanças foram feitas na suspensão, com amortecedores coilover específicos para off-road e os braços de controle inferior de maior curso. A altura do solo foi levantada em 2 polegadas (pouco mais de 5cm).

Carregador

Como a autonomia pode ser um problema, especialmente numa competição, uma solução foi desenvolvida para não deixar os pilotos na mão. Eles vão levar um carregador portátil movido a biocombustível capaz de garantir rapidamente a energia necessária. A expectativa é de que o equipamento seja apenas uma precaução. A Mexican 1000 será disputada de domingo a quinta-feira (29).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais