Alex Palou puxa a fila no GP de Portland da Fórmula Indy

Primeira visita do espanhol Alex Palou ao Portland International Raceway e primeira pole na categoria. O espanhol da Ganassi deu um passo importante na luta para retomar a liderança da Fórmula Indy ao dominar a qualificação com o Dallara Honda #10. Palou já havia sido o mais rápido na única sessão de treinos livres do GP depois de uma rodada na curva de acesso à reta principal que fez a sessão ser interrompida com a bandeira vermelha. No Fast Six, marcou 58s7703 para os 3.160m do tradicional circuito do Oregon. E superou Alexander Rossi (Dallara Honda #27/Andretti Autosport) por 0s087.

Melhor ainda para o catalão, o líder do campeonato Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5/Arrow McLaren SP) não conseguiu avançar à última fase do treino classificatório e largará em sétimo. Perdeu o posto entre os seis melhores justamente para o companheiro de time Felix Rosenqvist. O sueco fecha a segunda fila, ao lado do hexacampeão Scott Dixon, com o Dallara #9 da Ganassi. Graham Rahal (Dallara Hobnda #15/Rahal Letterman) e Colton Herta (Dallara Honda #26/Andretti Autosport) formam a terceira fila.

O treino oficial foi marcado por algumas surpresas. Como a nona posição de Oliver Askew, de volta à categoria com o terceiro carro da Rahal (o #45). Na direção oposta, a sessão foi negativa para a Penske, que viu seus três carros fora do Q2. Will Power, no 12, largará em 14º, seguido por Scott McLaughlin, com o #3. Em 18º estará Josef Newgarden (#2), que briga pelo título. E Simon Pagenaud (#22) será apenas o 26º entre os 27 carros inscritos.

Castroneves

Em sua estreia na categoria, o britânico Callum Ilott (Dallara Chevrolet #77/Juncos Hollinger) assegurou uma interessante 19ª posição. Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank Racing) foi o segundo mais rápido no treino livre, mas não conseguiu se aproximar do tempo da manhã na qualificação e ficou com P.17.

Algumas punições interferiram nas posições de largada. Caso da aplicada a Romain Grosjean por supostamente atrapalhar uma tentativa de volta rápida de McLaughlin. Com isso, o francês perdeu seu melhor tempo e sairá em 19º com o Dallara Honda #51 da Coyne with Rick Ware. A largada da prova acontece às 16h (de Brasília), com transmissão pela TV Cultura.

Fórmula Indy

GP de Portland (14ª etapa)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais