Toyota domina o Rally Safari do Quênia após segundo dia

Três primeiras posições do Rally Safari do Quênia para os Toyota GR Yaris Rally 1 oficiais após a sexta-feira. Vencedores em 2022, Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen contaram com uma ordem de largada favorável (não fazem a temporada completa e, com isso, não aparecem entre os primeiros na pontuação) e fizeram valer o talento que valeu os títulos mundiais dos dois últimos anos para vencer os seis estágios cronometrados.

Os finlandeses fecharam o dia confortáveis 56s5 à frente dos companheiros de equipe Elfyn Evans / Scott Martin. Aposta da Toyota para vencer o WRC 2024, os britânicos estão mais preocupados em somar pontos importantes. E precisam se defender de Takamoto Katsuta / Aaron Johnston, a apenas 3s9.

Líderes após a Super Especial da quinta-feira, Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Hybrid Rally 1 / HWRT) caíram para quarto, a 1min07 de Rovanpera. Além das dificuldades por serem os primeiros a largar (como primeiros do campeonato), os belgas bateram em uma pedra na SS Geothermal 1, danificaram pneu e roda e ainda enfrentaram uma pane no sistema híbrido.

Quebras

Ainda assim, tiveram mais sorte que os colegas de equipe. Esapekka Lappi / Janne Ferm chegaram à assistência após o primeiro loop de três especiais em segundo, mas sofreram uma pane no câmbio na SS5 (Loldia 2). A quebra levou Ott Tanak / Martin Jaerveoja à vice-liderança, mas por pouco tempo. Na SS6 (Geothermal 2), o choque com uma pedra provocou a quebra da direção.

Melhor para Adrien Fourmaux / Alexandre Coria (Ford Puma Hybrid Rally 1 / M-Sport) que, com uma prova sem erros, ocupam a quinta posição. Em sétimo na geral, Gus Greensmith / Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Evo / Toksport) lideram na Rally 2.

O sábado do Rally Safari, terceira etapa do WRC 2024, será de mais seis especiais. Incluindo duas passagens pela SS Sleeping Warrior, de 36km, uma das clássicas da prova queniana em seu retorno ao Mundial.

Rally Safari

Mundial de Rally: terceira etapa

Classificação após a SS7

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 1h16m22.6s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +56.9s
3 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m00.8s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m07.3s
5 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m46.6s
6 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +3m34.2s
7 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +6m51.3s
8 Jourdan Serderidis/Fréderic Miclotte (Ford Puma Rally1 HYBRID) +9m11.7s
9 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +10m14.3s
10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +10m28.8s

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais