Alex Palou conquista o título da Indy em Long Beach. Herta vence o GP

Alex Palou garantiu o título 2021 na NTT Indycar Series (Fórmula Indy) graças ao quarto lugar no GP de Long Beach. A conquista, aliás, estava assegurada antes mesmo da bandeirada, com o principal rival Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5/Arrow McLaren SP) fora da disputa. Um toque recebido de Ed Jones (Dallara Honda #18/Dale Coyne) na curva que antecede o trecho diante do mar onde está a linha de chegada provocou a rodada do mexicano ainda na primeira volta. Mais do que isso, quebraria um semi-eixo na 18ª das 85 voltas.

Palou ainda esbarrou no carro de Jones, mas conseguiu passar praticamente ileso pela confusão. E avançou até a quarta posição final para se tornar o primeiro espanhol a conquistar a Astor Cup. Um feito que começou a ser construído já na estreia pela Chip Ganassi Racing, com a vitória no GP de Barber, a bordo do Dallara Honda #10. E que veio apenas em seu segundo ano na categoria.

O catalão de 24 anos teve carreira destacada no kart, apesar das dificuldades para conseguir apoio que sempre marcaram sua carreira. Bateu rodas com a geração de Lando Norris, George Russell, Alex Albon, Esteban Ocon e Pierre Gasly e saltou para os monopostos na Euroformula Open, em 2014. Apadrinhado pelo saudoso Adrian Campos, subiu para a GP3 no ano seguinte, já com uma vitória e o 10º lugar final. Na temporada 2016, sofreu com o equipamento e somou apenas um pódio. Ainda fez quatro provas na F-2, sempre pela Campos, antes de seguir para o Japão. Lá, foi terceiro na F-3 em 2017.

Ainda voltou ao extinto Europeu de F-3 (sétimo lugar, pela Hitech), mas caiu nas graças da Honda ao retornar à terra do Sol Nascente para ser o terceiro da Super Formula em seu ano de estreia. O suporte da montadora japonesa e do Team Goh proporcionaram o teste com o carro da Dale Coyne e a confirmação na Indy 2020. Mais uma vez o olho clínico de Chip Ganassi acertou na aposta. Foram três vitórias, uma pole e o segundo lugar nas 500 Milhas de Indianapolis. Resultado que, com a pontuação dobrada, o impulsionou a brigar pelo campeonato.

A corrida

Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #2/Penske) manteve a ponta na largada, seguido por Scott Dixon (Dallara Honda #9/Ganassi). Helio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank), que partiu da segunda fila, chegou a perder a terceira posição para Simon Pagenaud (Dallara Chevrolet #22/Penske), mas recuperou-a, puxando o segundo pelotão.

A bandeira amarela provocada pelo problema com Pato O’Ward fez com que boa parte do pelotão entrasse para seu primeiro pitstop. Helinho seguiu na pista e passou a liderar, situação que se repetiria quando um toque de Marcus Ericsson (Dallara Honda #8/Ganassi) na barreira de pneus neutralizasse a prova.

A equipe chamou o brasileiro ao pit apenas na volta 34, jogando-o para o fim da fila. A essa altura, Colton Herta (Dallara Honda #26/Andretti). que havia largado em 14º, chegava à liderança, à frente de Newgarden. Nova neutralização na 61ª volta (toque entre Oliver Askew, no #45, e Conor Daly, no #20) ajudou a quem precisava economizar combustível. Romain Grosjean (Dallara Honda #51/Dale Coyne with RWR), que vinha no pelotão de ponteiros, abandonou após um toque.

Herta foi acompanhado de perto por Newgarden nas últimas voltas, mas resistiu para vencer a segunda seguida. Com o resultado, o piloto do #2 conseguiu tomar o vice-campeonato de O’Ward. Com problemas de desempenho após os pitstops, Castroneves recebeu a bandeirada em 20º.

Acura GP of Long Beach

Fórmula Indy: 16ª prova

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais