Hora do Rally da Finlândia no WRC. Com Brasil na disputa

O Mundial de Rally 2021 (WRC) chega à décima de suas 12 etapas, e uma das mais esperadas e desafiadoras para pilotos e navegadores. O fim de semana é do Rally da Finlândia, prova que nasceu como o Rally dos 1.000 Lagos e apenas quatro vezes em 49 edições não foi vencida por uma dupla da casa. Um desafio em estradas de terra bastante lisas e compactadas, por especiais em que as médias horárias superam os 130km/h. Caminhos cercados por árvores, com saltos constantes e curvas cegas. O que exige um levantamento perfeito e premia quem conhece bem o terreno.

Com a pandemia, a prova foi avançada de sua data habitual em dois meses. Assim, o cenário será diferente, com temperaturas mais baixas e grande possibilidade de chuva, que traria junto a lama.

Kalle Rovanpera (que corre em Jyvaskyla, sua cidade natal) e Jonne Halttunen chegam como fortes candidatos à vitória com o Toyota Yaris WRC da Gazoo Racing. Não só pela intimidade com o terreno, mas por virem de vitória nas duas últimas etapas na terra (Estônia e Grécia). Hoje na rival Hyundai, o estoniano Ott Tanak foi o último vencedor da prova, em 2019, também com o Yaris, rumo ao título daquele ano. E outro piloto que foi ao alto do pódio nas velozes estradas finlandesas volta ao WRC justamente com um Yaris semi-oficial: Esapekka Lappi, melhor em 2017.

Sebastien Ogier e Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing) largam com a possibilidade de garantir o oitavo título mundial por antecipação – dependeriam, no entanto, de resultados ruins do companheiro de equipe Elfyn Evans e de Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC/HWRT).

Palmeirinha

Paulo Nobre, o Palmeirinha, e Gabriel Morales, fazem sua segunda etapa do Mundial na temporada. Com o Skoda Fabia R5 da Motorsport Italia / Palmeirinha Rally, buscam voltar a pontuar no WRC3 (carros R5 privados) depois do sétimo lugar no Rally Acrópole da Grécia.

Ao longo dos três dias de prova, serão 19 estágios cronometrados, com 287 quilômetros de especiais.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais