Vencedores inéditos na quinta do TCR South America em Rio Cuarto

Novos vencedores na primeira visita do TCR South America à Argentina. Na quinta etapa da temporada inaugural do campeonato, em Rio Cuarto (província de Córdoba), Ever Franetovich (Lynk&Co 03/PMO) e Rodrigo Pflucker (Hyundai i30 TCR/Peru Racing Team) foram os melhores nas duas baterias, desta vez sem Brasil no pódio da classificação geral. Num domingo de pista molhada e baixas temperaturas, o espanhol Pepe Oriola (Honda Civic/W2 ProGP) retomou a liderança, ajudado pela desclassificação de Rodrigo Baptista (Audi RS3 LMS/Cobra Racing) na segunda largada.

Campeão da Classe 2 do Turismo Nacional argentino em 2019, Franetovich garantiu a pole no sábado, também sob chuva. Com uma largada perfeita, manteve a ponta, escoltado por Pflucker e Oriola. Ernesto ‘Tito’ Bessone, terceiro no grid, acabou escapando da pista e perdeu posições. O destaque era a boa briga no pelotão intermediário, com os carros de Jose Manuel Sapag (Honda Civic/Squadra Martino); Facundo Marques (Honda Civic/Squadra Martino); do brasiliense Raphael Reis (Honda Civic/W2 ProGP) e de Baptista, limitado pelo lastro de 60kg por chegar ao fim de semana como líder.

Franetovich chegou a ter mais de três segundos de vantagem para os perseguidores mas, na segunda metade da prova, passou a receber a ameaça de Pflucker e, em seguida, de Oriola. Mesmo com a menor experiência na categoria, o argentino conseguia se defender dos ataques. Na última curva o experiente espanhol tentou assumir a ponta, mas alargou a trajetória e permitiu que o peruano lhe tomasse a posição. Reis, em quinto, foi o melhor brasileiro, com Digo Baptista em oitavo.

A inversão no grid colocou Roy Block (Alfa Romeo Giulietta/Prop Car) e Adalberto Baptista (Audi RS3 LMS/Cobra Racing) na primeira fila para a corrida 2. Os dois não conseguiram largar tão bem e, com isso, Oriola, Reis e Digo chegaram à primeira freada tentando assumir a ponta. O Audi #13 atrasou a freada e acabou tocando o Honda de Reis que, por sua vez, encostou também em Oriola. O que provocou a entrada do safety car e levou a direção de prova a desclassificar Baptista.

Caminho aberto para Pflucker, inicialmente pressionado por Franetovich, vindo do fim do pelotão. Nas voltas finais, o peruano com experiência nos Estados Unidos conseguiu uma vantagem mais tranquila para vencer. Tito Bessone cruzou em terceiro, seguido por Oriola. Ele agora tem 16 pontos de vantagem sobre Rodrigo Baptista, com três etapas restando. Mesmo com o carro danificado, Reis foi novamente o quinto.

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