Indy começa em St.Pete com promessa de temporada eletrizante

As ruas de Saint Petersburg (ou St. Pete), na Flórida, abrem mais uma vez a temporada da NTT Indycar Series. No segundo ano da categoria sob o comando do capitão Roger Penske, o destaque é a presença de 26 carros no grid. Número que deve se manter por boa parte das 17 corridas do ano – a exceção conhecida são as 500 Milhas de Indianápolis, com as 33 vagas e a possibilidade de número maior de inscritos. Um sinal de força e retomada de um campeonato que no aspecto esportivo tem sido impecável.

Nas 16 provas de 2021, foram nove vencedores de seis equipes diferentes – nas sete primeiras não houve repetição. Cenário que tem tudo para se manter este ano. O último dos atuais motores, sem o sistema híbrido. A Indy preferiu dividir em duas etapas a adoção do novo pacote, já que os novos chassis são esperados apenas para 2024 ou 2025.

Para os fãs brasileiros, a boa notícia é a presença de Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank Racing) novamente em tempo integral. Com a possibilidade de se transformar no único piloto a vencer cinco vezes as 500 Milhas, depois da conquista sensacional do ano passado. Tony Kanaan também estará no ‘Greatest Spectacle of Racing’ com um quinto Dallara Honda da Ganassi. Jimmie Johnson, que dividiu o #48 com o baiano, fará todas as etapas, incluindo os ovais.

Candidatos

Mesmo caso de Romain Grosjean que, com a ida para a Andretti Autosport (no Dallara Honda #28) se coloca de vez como candidato ao título. Parte de uma lista que também inclui seus companheiros Colton Herta (#26) e Alexander Rossi (#27); o mexicano Pato O’Ward (Arrow McLaren SP); Josef Newgarden e Will Power pela Penske. Além, é claro, de um trio da Ganassi encabeçado pelo atual campeão Alex Palou, que conta ainda com o hexa Scott Dixon e com o sueco Marcus Ericsson.

O catalão chegou ao título com um desempenho de veterano em seu segundo ano na categoria. Não por acaso, lembrou a história de outro Alex que fez o mesmo pela Ganassi: Zanardi. Além das três vitórias, conseguiu ser constante ao longo da competição para chegar a Long Beach virtualmente campeão.

O calendário deste ano, aliás, retoma as datas tradicionais, com a corrida na cidade californiana em abril e o encerramento em Laguna Seca. Em apenas um fim de semana haverá rodada dupla (no oval de Iowa) e serão duas visitas ao misto do Indianapolis Motor Speedway.

Programação

Os carros vão à pista pela primeira vez na sexta-feira (17h40 de Brasília) para um treino livre. Nova sessão livre no sábado (26) às 11h, seguida pela qualificação (14h30). O domingo começa com um warm-up, seguido pela largada às 14h25. A TV Cultura e a ESPN mostram a prova.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais