Finlandês lidera Rally da Sardenha pelo WRC após a sexta-feira

Um Toyota GR Yaris Hybrid comandado por um finlandês comanda o Rally da Sardenha após as especiais da sexta-feira na ilha italiana. Não se trata do líder do campeonato Kalle Rovanpera, que vem de três vitórias seguidas, mas de seu companheiro de equipe Esapekka Lappi, ao lado do navegador Janne Ferm. A dupla não tem qualquer folga na classificação: Ott Tanak / Martin Jarveoja (Hyundai i20 NG Rally1/HWRT) aparecem a apenas 0s7.

Primeiro a largar nos trechos cronometrados do dia fez o papel de ‘vassoura’ para os adversários – sua passagem ajudou a tirar dos caminhos de terra as pedras e parte do pó, facilitando a vida de quem partiu mais tarde. Com isso, é apenas o oitavo na geral, a 1min13 de Lappi. As duas últimas especiais previstas (Osilo – Tergu 2/SS8 e Sedini – Castelsardo 2/SS9) foram canceladas devido aos atrasos provocados por um acidente na SS6.

Melhor para Tanak que, na primeira passagem por Sedini – Castelsardo, danificou a transmissão de seu i20 e perdeu a tração numa das rodas. Problema semelhante fez Thierry Neuville, com outro Hyundai oficial, perder mais de dois minutos e cair para nono. Já Elfyn Evans (GR Yaris Hybrid/Toyota Gazoo Racing) não foi além da SS3: a compressão da dianteira após um salto danificou o radiador.

Surpresa

A surpresa do dia é a ótima terceira posição do francês Pierre Louis Loubet, com o quarto Ford Puma Rally 1 da M-Sport. O filho de Yves Loubet (oficial Lancia nos anos 1980 e 90) levou a melhor no duelo com o companheiro de time Craig Breen.

Entre os Rally2 (carros no regulamento R5), a vantagem é do norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Evo), décimo na geral.

Neste sábado pilotos e navegadores encaram mais oito trechos cronometrados. Entre eles, o já conhecido Coiluna – Loelle.

Rally da Sardenha

WRC 2022: quinta etapa

Classificação geral

  1. Esapekka Lappi / Janne Ferm FIN Toyota GR Yaris 1h10min41s9
  2. Ott Tänak / Martin Järveoja EST Hyundai i20 N +0.7s
  3. Pierre-Louis Loubet / Vincent Landais FRA Ford Puma +15.1s
  4. Craig Breen / Paul Nagle IRL Ford Puma +15.5s
  5. Dani Sordo / Candido Carrera ESP Hyundai i20 N +16.1s
  6. Adrien Fourmaux / Anthony Coria FRA Ford Puma +30.8s
  7. Takamoto Katsuta / Aaron Johnston JAP/IRL Toyota GR Yaris +1min05s5
  8. Kalle Rovanpera / Jonne Halttunen FIN Toyota GR Yaris + 1min13s1
  9. Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe BEL Hyundai i20 N + 2min07s2
  10. Andreas Mikkelsen / Torstein Eriksen NOR Skoda Fabia Evo + 2min20s8

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais