24h de Le Mans: a vez de um monumento da velocidade

Chegou a hora de uma das mais tradicionais e espetaculares provas do automobilismo internacional. Nesta quarta-feira (8), 62 carros ganham a pista para abrir a programação das 24h de Le Mans 2022. A 90ª edição da maratona é válida como terceira etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC), mas o prestígio de vencê-la vale tanto ou mais que um campeonato.

Não é para menos: os 13.626m da configuração atual do Circuit de la Sarthe, com a maior parte dos trechos de estradas abertas ao público no restante do ano, desafiam os pilotos e equipes com velocidades que superam os 350 km/h na categoria principal (Le Mans Hypercar). Mas também com o tráfego constante; as partes do traçado que não permitem erros e o equipamento exigido ao máximo durante duas voltas do relógio. Que se transformam cada vez mais em um sprint de 24 horas.

Neste ano, o favoritismo à vitória geral é mais uma vez da Toyota, agora com seu hypercar GR010 Hybrid. A marca japonesa dominou as últimas quatro edições e, com o adiamento da estreia da Peugeot, tem uma concorrência limitada. Os dois Glickenhaus (o #708 com Pipo Derani no trio) e o Alpine #36 (com André Negrão) buscam um resultado que seria uma façanha. Os protótipos do time norte-americano se mostraram confiáveis em sua primeira participação e contam agora com um Balance of Performance mais favorável que o de 2021.

Já o carro do time francês (na verdade um Oreca LMP1 incuído na categoria) mostrou, nos testes coletivos de domingo passado, ter sido mais penalizado com o BoP. Negrão e Pipo carregam a esperança da primeira vitória geral de um brasileiro.

LMP2

A classe secundária dos protótipos é a mais numerosa (27 dos 62 carros), e também a mais equilibrada. Felipe Nasr integra o trio do Oreca Gibson #5 da Penske, que faz toda a temporada do WEC. O time do capitão Roger Penske se prepara para 2023, quando voltará na Hypercar com o Porsche LMDh, também com o brasiliense como um dos pilotos. Já Pietro Fittipaldi faz sua estreia em Le Mans no Oreca #43 da Inter Europol. Ele e o time competem esse ano na European Le Mans Series.

GTE

Os outros dois brasileiros estão na GTE Pro. Daniel Serra, vencedor em 2019, comanda a Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse, ao lado de James Calado e Alessandro Pierguidi. Já Felipe Fraga comanda outro exemplar da máquina italiana: o #74, alinhado pela Riley / Bee Safe Racing, com Sam Bird e Shane van Gisbergen.

Na GTE Am, uma atração à parte é a presença do ator alemão de origem irlandesa Michael Fassbender. Protagonista de filmes como Bastardos Inglórios, Prometheus e Magneto, ele estreou na European Le Mans em 2020 e realiza agora o sonho de acelerar em Le Mans com o Porsche 911 RSR #93 da equipe Proton. Que divide com Matt Campbell e Zachary Robichon.

Programação

Já nesta quarta acontecem as duas primeiras sessões de qualificação. Os seis primeiros de cada categoria (na hypercar os cinco inscritos) voltam à pista quinta para a Hyperpole, sem a presença do tráfego. No sábado a largada acontece às 16h locais (11h de Brasília).

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