Série A1 GP prepara retorno da ‘Copa do Mundo do Motorsport’

Um dos campeonatos mais interessantes do automobilismo internacional na primeira década deste século pode voltar às pistas nos próximos anos. Criada para ser uma ‘Copa do Mundo do Motorsport’, a A1GP foi disputada em quatro temporadas (2005-2006; 2006-2007, 2007-2008 e 2008-2009). As três primeiras com um conjunto de chassi Lola (semelhante ao usado na F-3000) e motores Zytek V8, e a última com chassis de desenho Ferrari (baseado no F1 2006) produzido na Inglaterra e motorização também da casa italiana.

O A1 Team Brazil era comandado por Emerson Fittipaldi (com participação de Ronaldo Fenômeno) e teve, entre seus pilotos, Nelsinho Piquet (vencedor da primeira prova da categoria); Christian Fittipaldi, Bruno Junqueira, Rafa Matos, Sérgio Jimenez, Xandinho Negrão e Vítor Meira. O melhor desempenho foi o da temporada de estreia, com a sexta posição.

Um dos nomes que se destacou na A1GP foi o de Nico Hulkenberg, que levou a Alemanha ao título de 06/07. Will Power, Ryan Briscoe, Marco Andretti, J.R Hildebrand, Ryan Hunter-Reay, Jos Verstappen e Oliver Jarvis também aceleraram na série, que chegou ao fim devido a uma série de dívidas acumuladas pelo controlador Tony Teixeira.

Lola

Por trás do projeto de retomada do campeonato está Sir Keith Mills, especialista na organização de eventos esportivos por meio de seu Origin Sports Group. Para comandar a parte técnica, ele contratou Marcin Budkowski, ex-FIA, Ferrari e Alpine. Segundo o engenheiro, quando o financiamento necessário for garantido, terá início a definição dos fornecedores de chassis e motores. No primeiro caso, há rumores de que a Lola, que está de volta à atividade nas mãos de Till Bechtolsheimer, seria a fabricante escolhida.

“Vamos progredir uma vez que tenhamos assegurado o orçamento necessário. O que posso dizer é que o momento é bastante positivo e estamos otimistas de que conseguiremos. Nossa expectativa é de concluir o financiamento no verão (europeu) e começar os próximos passos”, disse o polonês.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais