50 vezes Verstappen no Mundial de F-1. Hamilton e Leclerc desclassificados

Max Verstappen (Red Bull) chegou à impressionante marca de 50 vitórias no Mundial de F-1 ao conquistar pelo terceiro ano consecutivo o GP dos Estados Unidos, 18ª prova da temporada. Desta vez, no entanto, o tricampeão antecipado não teve a facilidade demonstrada ao longo do campeonato. Além de largar em sexto após perder sua melhor volta na qualificação (desrespeito aos limites da pista do COTA), sofreu com problemas nos freios que limitaram seu desempenho. A corrida em Austin teve dois de seus protagonistas desclassificados após a vistoria técnica

Se Charles Leclerc (Ferrari) largou da pole, já na primeira curva a liderança era de Lando Norris (McLaren), seguido pelo monegasco, por Carlos Sainz, com a outra Ferrari, e por Lewis Hamilton (Mercedes). Os tradicionais problemas de desgaste dos pneus dos carros vermelhos e a estratégia de uma só parada para Leclerc fizeram Hamilton avançar, trazendo consigo Verstappen.

O holandês superou Norris e chegou à ponta após o primeiro pitstop (voltou com pneus médios), na 28ª volta. Após sua segunda parada, deixou Leclerc para trás. Norris era segundo, mas não conseguiu resistir à aproximação de Hamilton. O heptacampeão, informado pela Mercedes dos problemas com Verstappen, se aproximou nas últimas voltas, mas não o suficiente para tentar a ultrapassagem.

Prancha

Verstappen, Hamilton e Norris foram ao pódio mas, algumas horas depois, o resultado do GP dos Estados Unidos sofreu mudanças. Hamilton e Leclerc (que recebeu a bandeirada em sexto) foram desclassificados na vistoria técnica por espessura inferior à exigida na prancha central sob o assoalho – como a própria decisão dos comissários explica, consequência das ondulações na pista, ampliadas com a Sprint Race da véspera.

Assim, Norris herdou a segunda posição, com Sainz completando o pódio. Seguem Sergio Perez (Red Bull), George Russell (Mercedes), Pierre Gasly (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Alex Albon (Williams) e Logan Sargeant que, em casa, fechou a zona de pontuação.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais