AJR #99 conquista a Cascavel de Ouro, pelo Império Endurance Brasil

Vencedor inesperado na Cascavel de Ouro 2023, disputada como sexta etapa do Império Endurance Brasil. O AJR Chevrolet V8 #99 da equipe Box 99 conseguiu se livrar dos contratempos que comprometeram a corrida de vários favoritos e, conduzido por Ricardo Rodrigues, Pietro Rimbano e Leandro Romera, fechou as quatro horas de prova apenas 0s1 à frente do Ligier JS P320 #9 da Mattheis, com Xandinho Negrão e Marcos Gomes.

A primeira visita da categoria ao traçado mais veloz do país proporcionou um novo recorde para os 3.058 do Autódromo Zilmar Beux. Na qualificação, Vítor Genz registrou 54s125 com o Sigma #444 da Motorcar, média superior a 204km/h. A marca anterior era de Pedro Piquet, na F-3, com 199,8km/h de média horária.

O regulamento trouxe uma novidade no cumprimento dos pits obrigatórios: em vez de janelas pré-definidas para todos, cada equipe escolheu o momento ideal para reabastecimento e troca de pilotos (as exceções foram a primeira meia hora e os últimos 15 minutos). Com isso, administrar o consumo de combustível se tornou ainda mais importante para evitar paradas extras.

Pole, o AJR #28 (Sarin Carlesso / Gustavo Martins) foi um dos carros que ficaram pelo caminho. O estresse provocado pela passagem na Curva do Bacião a mais de 200km/h sobre os pneus provocou vários furos e problemas nas suspensões. Os detritos espalhados pelo asfalto causaram mais furos. O Ligier #9; os Sigma #11, #12 e #444; o BMW M4 GT3 #15 (Átila Abreu / Leo Sanchez), o Mercedes AMG GT3 #27 (Cacá Bueno / Ricardo Baptista) e o Porsche 911 GT3R #55 (Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Muller) não escaparam.

Sprint

Um safety car a 13 minutos do fim transformou a briga pela Cascavel de Ouro em um sprint final. Romera, no #99, teve de lidar com um princípio de superaquecimento que limitou seu ritmo, enquanto Marcos Gomes, no #9, se aproximou perigosamente nas últimas voltas. Não o suficiente para tomar a primeira posição do rival.

Na GT3, a neutralização da prova beneficiou Abreu e Sanchez, que não precisaram de um pit rápido e, assim, receberam a quadriculada na frente, seguidos pelo Mercedes AMG GT3 #8 de Júlio Campos / Guilherme Figueiroa. A equipe Stuttgart garantiu a dobradinha na GT4 com seus Cayman 718 Clubsport. Vitória de Danilo Dirani / Jaques Quartiero, no #21, à frente do #718, de Tom Filho / Luiz Landi / Marçal Muller).

A penúltima etapa do Endurance Brasil acontece em 11 de novembro, no Velopark (RS).

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