Honda elétrica de motocross mostra potencial na estreia em competição

O fim de semana marcou um momento histórico para o esporte off-road. A Honda estreou em competição sua CR Electric Proto, uma máquina para motocross movida por um motor elétrico que adota a mesma sigla dos modelos a combustão, sinônimos de vitórias e títulos em todo o mundo. A ideia foi mostrar que a moto pode ser competitiva contra rivais a gasolina.

A Honda escolheu a etapa de Saitama do competitivo All-Japan Motocross Championship (JMX) para esse primeiro confronto, na categoria IA1 (450cc). O piloto foi o experiente norte-americano Trey Canard (dono de um título do AMA MX 250cc), que acelerou durante o processo de desenvolvimento e testes. A primeira versão da CR Electric Proto apareceu em 2019, mas apenas recentemente a Honda decidiu preparar a moto para competir.

Canard se qualificou em segundo, atrás apenas de Jay Wilson (Yamaha YZ 450F). Na primeira das três baterias, Canard recebeu a bandeirada em segundo (atrás de Wilson). Ele sofreu duas quedas nas corridas seguintes – uma delas com o rival Wilson na briga pela liderança da segunda prova. Como previsto, o torque abundante do propulsor elétrico fez a diferença, e o norte-americano por suas vezes conseguiu o Holeshot.

Vantagem

Um aspecto ajuda a explicar a competitividade da CR Electric Proto em um campeonato usado pelas fabricantes japonesas para alinhar protótipos e motos que antecipam as versões dos anos seguintes. No JMX, as baterias têm 15 minutos de duração, mais uma volta, mais curtas que as corridas do Mundial e do AMA, por exemplo. Assim, o HRC pôde equipar sua máquina com um pacote de baterias menor (e mais leve).

Os testes com a CR Proto vão prosseguir, com a expectativa de vê-la de novo em ação no JMX.

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