Vencedor inesperado no GP da Malásia da MotoGP. Bagnaia termina à frente de Martin

Enea Bastianini (Ducati GP23 / Lenovo Ducati) voltou ao alto do pódio no Mundial de MotoGP, com a primeira vitória como piloto oficial da marca italiana. Depois de chamar a atenção no ano passado vencendo quatro vezes com a moto 2021 da Gresini Racing, o italiano viveu uma temporada complicada até o fim de semana do GP da Malásia, em Sepang. Diante dos rumores de que pode perder o lugar para Jorge Martín (Ducati GP23 / Pramac Ducati), ele respondeu da melhor forma possível. Liderou as 20 voltas e manteve um ritmo bem mais forte que o do companheiro (e líder do campeonato) Pecco Bagnaia.

‘Bestia’ fez questão de esclarecer que o motivo para um domingo tão positivo não foi a sombra de Martín, mas finalmente a chance de se divertir sobre a moto, e não brigar com ela. Bastianini ainda sofreu com as lesões e perdeu tempo importante de pista para se ajustar à Ducati 2023.

“Nesse fim de semana virei uma chave e voltei a me divertir. Certamente tem a ver com as mudanças no freio motor que fizemos após o GP da Tailândia. Não tive mais os problemas nas frenagens e, quando é assim, consigo andar forte. Depois de um período tão difícil, é maravilhoso voltar a vencer. Hoje só me importava ser o primeiro; eu sabia que tinha condições para isso”, festejou o piloto da moto #23.

Melhor na Sprint Race da véspera, Alex Marquez (Ducati GP22 / Gresini Racing) recebeu a bandeirada em segundo. O que certamente traz uma expectativa positiva para seu irmão Marc Marquez, que pilotará a Ducati do time italiano em 2024. Com a Honda RC213V oficial, Marc não foi além de um 13° lugar. Os japoneses, aliás, encontram dificuldades para substituir o hexacampeão. Segundo a imprensa europeia, Pol Espargaro (sem moto no ano que vem) e Miguel Oliveira rejeitaram propostas da Honda.

Na disputa direta pelo título, Pecco terminou em terceiro, logo à frente de Martín. Assim, tem 14 pontos de vantagem, com duas etapas restando.

Em um circuito normalmente favorável às Yamaha, Fabio Quartararo e Franco Morbidelli conseguiram bons resultados com as YZR M1. O francês terminou em quinto, duas posições à frente do ítalo-brasileiro.

Acosta campeão

Na Moto2, o mais novo prodígio da motovelocidade internacional confirmou o título antecipado em Sepang. Um segundo lugar bastou a Pedro Acosta (Kalex Triumph / Red Bull KTM Ajo) para garantir sua segunda conquista após dominar a Moto3 em 2021. O espanhol tirou de Marc Marquez a condição de mais jovem campeão da categoria intermediária e agora pode se concentrar no salto para a MotoGP em 2024. A vitória no GP da Malásia ficou com Fermin Aldeguer (Speed Up).

Diogo Moreira

Diogo Moreira (KTM RC250GP / MT Helmets MSI) abandonou a prova da Moto3 ainda na quarta volta. O paulista acabou envolvido no incidente iniciado pelo colombiano David Alonso, que ainda levou junto Daniel Holgado, Taiyo Furusato e Riccardo Rossi. O holandês Colin Veijer (KTM RC250 GP / Husqvarna Intact GP) venceu pela primeira vez na categoria.

GP da Malásia

Mundial de MotoGP: 18ª etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais