Bicampeão do WRC fará temporada parcial em 2024. Evans vence no Japão

O dia seguinte ao encerramento do Mundial de Rally 2023 (WRC), com o Forum 8 Rally do Japão, marcou o anúncio dos planos da Toyota Gazoo Racing para a próxima temporada da competição. Com uma novidade que promete esquentar o campeonato. Dono dos últimos dois títulos, Kalle Rovanpera não fará todas as etapas com o GR Yaris Rally 1 Hybrid, ao lado do navegador Jonne Halttunen.

Como a imprensa finlandesa já afirmava, o filho de Harri Rovanpera quer usar 2024 para se recuperar da pesada sequência iniciada ainda aos seis anos de idade, quando começou a acelerar um carro de rally, Assim, ele e Halttunen farão algumas provas selecionadas, para auxiliar a marca japonesa a chegar a mais um título de Construtores. A promessa é de retornar em tempo integral em 2025. O mesmo acontecerá com Sebastien Ogier e Vincent Landais – o octacampeão estará em Monte Carlo e outras etapas ainda a anunciar.

Assim, Elfyn Evans e Scott Martin serão os candidatos naturais da Toyota ao título do ano que vem. E Takamoto Katsuta (com o navegador Aaron Johnston) será promovido à estrutura principal. O japonês vinha competindo com um GR Yaris do programa WRC Challenge da Gazoo Racing. A Hyundai contará com Thierry Neuville e Ott Tanak em todas as provas. Esapekka Lappi fará algumas delas, o que também deve acontecer com Dani Sordo.

Domínio

Evans mostrou que está pronto para ser a aposta da Toyota diante dos dirigentes da fábrica. No Rally do Japão, o galês fez uma sexta-feira perfeita em um percurso técnico no asfalto que se tornou ainda mais traiçoeiro com a chuva forte. Após a oitava especial, ele já aparecia 1min50 à frente de Ogier, com Rovanpera em terceiro.

As três primeiras posições se mantiveram até o domingo, com a terceira vitória de Evans e Martin no ano. O 1-2-3 da Toyota foi comemorado pessoalmente pelo próprio chefão Akio Toyoda. Lappi, em quarto, foi o único representante da Hyundai na zona de pontuação. Mesmo caso de Tanak, sexto com o Ford Puma.

De volta à etapa japonesa com um Skoda Fabia RS, Heikki Kovalainen e sua navegadora Sae Kitagawa chegaram a andar entre os 10 primeiros. Um problema na transmissão, no entanto, tirou o ex-piloto da McLaren na F-1 (e campeão japonês de rally) da disputa, na SS14.

Forum 8 Rally Japan

WRC 2023: 13ª etapa

1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h32m08.8s
2 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m17.7s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m46.5s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m50.3s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m10.3s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +3m28.3s
7 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +7m33.7s
8 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +8m49.6s
9 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +19m25.9s
10 Hiroki Arai/Hiroki Tachikui (Peugeot 208 Rally4) +22m22.7s

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais