HYRAZE: vem aí um campeonato movido a hidrogênio

HYRAZE. Trata-se do nome do mais novo campeonato do automobilismo internacional movido por energias renováveis. A competição será disputada na Alemanha a partir de 2023, com um conceito desenvolvido pela HWA, que por muito tempo foi o braço da Mercedes-Benz nas competições de turismo e GT. A ideia é inovar também no formato de competição, que somará o automobilismo real ao virtual, com os times compostos por duplas.

O projeto prevê uma potência de 800cv, com os quatro motores elétricos alimentados por hidrogênio obtido de forma limpa. Os carros ainda contarão com um sistema capaz de acumular o pó das pastilhas de freio para o descarte ecologicamente correto em seguida. Os chassis, semelhantes para todas as equipes, serão fabricados em fibras naturais de alta resistência, e os diversos times e marcas envolvidas poderão projetar as próprias carrocerias. A ideia é limitar ao máximo o downforce para valorizar a pilotagem e trazer um desafio extra. Outra novidade é a substituição da coluna de direção por um sistema eletrônico (steer by wire).

Com a possibilidade de reabastecer os tanques com o hidrogênio, será possível disputar também corridas de maior duração, além das sprint races, com carga máxima. Parceiros como Schaeffler e Dekra se encarregarão do desenvolvimento dos componentes comuns. A expectativa é de que os primeiros protótipos iniciem os testes a partir do ano que vem.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais