Hypercar da Toyota garante a pole para as 6h de Spa do WEC

Verdade restabelecida no treino classificatório para as 6h de Spa-Francorchamps, primeira etapa do Mundial de Endurance. Diante do temor que a pole ficasse com um protótipo da classe LMP2, a Toyota mostrou que tinha mais desempenho guardado em seu Hypercar GR010 Hy. Com Kamui Kobayashi ao volante, o #7 foi o mais rápido da qualificação com 2min00s747. E dividirá a primeira fila com o #8, pilotado por Kazuki Nakajima na sessão (+0s5). A prova começa às 8h30 (de Brasília) deste sábado (1°).

O terceiro carro da categoria principal acabou superado por um dos P2. O Alpine A480 Gibson #36 de André Negrão, Mathieu Vaxiviere/Nicolas Lapierre larga em quarto – o terceiro foi o responsável por qualificá-lo. A seu lado na segunda fila estará o Oreca-Gibson #22 da United Autosports, de Zak Brown, melhor de sua categoria, com 2min02s404, graças ao português Filipe Albuquerque.

Bandeiras vermelhas

Se a definição do grid entre os protótipos foi tranquila, entre os GTs acabou bastante movimentada. Em lances separados, dois carros da GTE Am – o Porsche 911 RSR #77 da Dempsey-Proton, com Christian Ried e o 911 RSR #56 da Project 1, com Egidio Perfetti, escaparam na saída da Eau Rouge e bateram forte na barreira de pneus, sem danos aos pilotos. O que interrompeu a sessão duas vezes com a bandeira vermelha.

Na GTE Kevin Estre confirmou o favoritismo do Porsche 911 RSR #92 demonstrado desde o prólogo, no começo da semana. Marcou um novo recorde para a categoria (2min11s219). Superou Daniel Serra, que teve a missão de qualificar a Ferrari 488 #52 da AF Corse (+1s132).

Como o regulamento exige que os gentlemen drivers classifiquem os carros na GTE Am, os três brasileiros da categoria acompanharam a sessão dos boxes. Ben Keating foi o mais rápido com o Aston Martin Vantage #33 da TF Sport, que divide com Felipe Fraga e o luxemburguês Dylan Pereira. Logo atrás ficou o Vantage #98 da Aston Martin Racing que tem Paul Dalla Lana ao lado de Augusto Farfus e Marcos Gomes.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais