Verstappen domina o dia no GP da Styria da F-1

Dois treinos livres e Max Verstappen na frente em ambos. Na pista da equipe (o Red Bull Ring), o líder do Mundial de F-1 mostrou a força do RB16B Honda, que conta com novidades aerodinâmicas para o GP da Styria. Pela manhã, no FP1, foi o único a andar abaixo de 1min06, com o asfalto pouco emborrachado. Situação que se repetiu no FP2, já que uma garoa nos primeiros minutos da sessão ajudou a tirar a camada depositada mais cedo. Nos dois casos, o holandês contou com os pneus mais macios do fim de semana (C4).

Nas posições seguintes, a sexta-feira na Áustria foi de surpresas. Também empurrado pelo motor Honda, Pierre Gasly (AlphaTauri) foi o segundo melhor do FP1, à frente de Lewis Hamilton (Mercedes). À tarde, o britânico ficou com a P4, superado também pela McLaren de Daniel Ricciardo e pela Alpine de Esteban Ocon. Na pista percorrida em menos tempo do calendário, os 14 primeiros terminaram o dia no mesmo segundo.

Se para Hamilton o dia foi discreto, pior ainda para o companheiro de equipe Valtteri Bottas. O finlandês melhorou apenas um décimo de segundo da manhã para a tarde. Mais do que isso, rodou dentro do pitlane quando voltava à pista no FP2, o que trouxe risco para os mecânicos da McLaren. E foi punido com a perda de três posições no grid para a prova de domingo.

A P5 de Fernando Alonso confirmou o bom momento da Alpine no Red Bull Ring. Outra que anda à frente do habitual é a Aston Martin (Sebastian Vettel em sexto). Na Ferrari, sexta-feira complicada com Carlos Sainz em 11º e Charles Leclerc em 13º.

Da Red Bull para a Aston Martin

A Red Bull resolveu se antecipar à Aston Martin e confirmou nesta sexta que seu atual diretor de aerodinâmica Dan Fallows deixará o time no fim da temporada. Fallows estava na RBR desde 2005 e ganhou espaço ao lado de Adrian Newey nas últimas temporadas. Na equipe de Silverstone, ele assumirá o posto de diretor-técnico – parte de uma estratégia de reforço iniciada pela estrutura comandada por Lawrence Stroll.

Turquia

O GP da Turquia está de volta ao calendário do Mundial de F-1 2021 depois de cancelado na primeira data prevista, em decorrência da Covid-19 no país. A prova no Istambul Park vai substituir o GP de Singapura em 3 de outubro, quando seria disputada a etapa nas ruas da cidade-estado asiática.

Lito

Parceiro do Racemotor, Lito Cavalcanti analisou a sexta-feira no Red Bull Ring e o que é possível esperar para o restante do fim de semana, como você confere aqui.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais