Castroneves, Nasr e Fraga vencem as 24 h de Daytona

Brasil no victory circle das 24h de Daytona na geral e em duas categorias. Hélio Castroneves foi o responsável pelo stint decisivo no comando do Acura ARX-05 DPi #60 da Meyer Shank Racing que valeu o triunfo da equipe 10 anos depois da primeira conquista (com Oswaldo Negri no quarteto). Ao lado de Simon Pagenaud, Tom Blomqvist e Oliver Jarvis, o paulista foi decisivo para resistir à perseguição do Acura #10 da Wayne Taylor Racing (em que Helinho dominou ano passado). E a comemoração teve a inconfundível escalada do alambrado com o restante do time.

A MSR preferiu não trocar os pneus do #60 na última parada, a menos de 40 minutos do fim (sob bandeira amarela), o que valeu tempo decisivo nos boxes. Apesar de Ricky Taylor ter pneus novos no lado direito, não foi o suficiente para tomar a ponta de um Castroneves mais decidido no tráfego e perfeito nas primeiras voltas dos stints, com pneus frios. A equipe de Michael Shank não só voltou a vencer, como encerrou um ciclo de três vitórias consecutivas da WTR.

“É sensacional. Tenho que agradecer aos patrocinadores, à equipe, que me deu um carro fantástico. Tom, Simon e Oliver fizeram um trabalho incrível”, comemorou Helinho.

No Cadillac DPi V.R #31 da Whelen Action Express, Pipo Derani ficou com a quarta posição ao lado de Tristan Nuñez e Mike Conway.

Impedido de participar em 2021 devido às restrições da pandemia, Felipe Fraga desta vez também conquistou o relógio Rolex Daytona Cosmograph oferecido aos vencedores. Depois de dois terços da prova de proximidade dos principais rivais, o Ligier JSP 320 #74 da Riley Motorsports abriu uma volta de vantagem nas últimas horas para cruzar sem sustos na LMP3.

Na LMP2, uma ultrapassagem agressiva de Colton Herta sobre Louis Deletraz (Oreca Gibson #8) na reta final assegurou o primeiro lugar para o Oreca #81 da Dragonspeed. Que o filho de Bryan Herta dividiu com Pato O’Ward, Devlin de Francesco e Eric Lux.

Última volta

Felipe Nasr estreou como piloto oficial da Porsche com a vitória na GTD Pro, de forma dramática. Seu carro (o 911 GT3R #9 da Pfaff Motorsports) e o 911 GT3R #2 da KCMG duelaram de forma agressiva nos últimos minutos, com toques e troca de posições. Laurens Vanthoor, no comando do #2, acabou forçando a ultrapassagem e rodou no trecho do infield. O que proporcionou a Mathieu Jaminet a tranquilidade para receber a bandeirada na frente. A confusão entre colegas de marca elevou a Ferrari 488 #62 da Risi Competizioni, com Daniel Serra, à segunda posição.

“Desde que corri aqui pela primeira vez em 2012 eu queria vencer, bati na trave mais de uma vez e finalmente consegui. É ainda mais especial por ser minha primeira corrida pela Porsche”, festejou o brasiliense.

Na GTD, domínio de outro Porsche: o #16, da Wright Motorsports, com Jan Heylen, Ryan Hardwick, Zachary Robichon e Richard Lietz.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais