Hora da estreia para a Peugeot no Mundial de Endurance

Fim de semana de novidade entre os hypercars no Mundial de Endurance. As 6h de Monza marcam a estreia da Peugeot no FIA WEC, em sua terceira investida na modalidade. Depois do 905 e do 908 movido a diesel – ambos vencedores das 24h de Le Mans -; é a vez do 9X8, desenvolvido pela montadora do leão para uma fase da competição que promete ser espetacular. Em 2023 se juntam ao grid Ferrari (com um LMH, mostrado pela primeira vez nesta quarta); Porsche e Cadillac, ambas com os LMDh.

A equipe técnica comandada por Olivier Jansonnie preferiu adiar o início de sua participação para aumentar o período de testes e desenvolvimento do protótipo híbrido. Movido por um V6 2.6 biturbo ajudado por dois motores elétricos junto aos eixos. Foram mais de 15 mil quilômetros percorridos antes da homologação definitiva. Com direito a mudanças em algumas soluções da configuração original. A traseira sem uma asa, diferencial do projeto, permanece.

Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Eric Vergne vão dividir o comando do #93. No #94 estarão Loic Duval, James Rossiter e Gustavo Menezes, norte-americano de pais brasileiros.

“Nosso programa para Monza é simples: buscar o melhor, com humildade, mas sem timidez. Aprender sobre o carro e validar nossas escolhas em condições que só a corrida proporciona”, diz Jansonnie. Os adversários, por enquanto, são os dois Toyota GR010, também híbridos; o Glickenhaus 007 LMH que terá Pipo Derani como um dos pilotos e o Alpine A480 Gibson de André Negrão, um chassi Oreca LMP1 aceito pela organização do WEC na categoria principal. Para 2024, a marca esportiva da Renault também terá seu LMDh.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais