Festa da Penske em Phoenix. Ryan Blaney é o campeão da Nascar Cup Series 2023

Um campeão improvável para a Nascar Cup Series 2023. Ryan Blaney (Ford Mustang #12 / Penske) chegou aos playoffs como um dos menos cotados, precisou vencer (e conseguiu) para avançar; chegou a ser desclassificado da etapa de Las Vegas mas recuperou a pontuação e cresceu no momento decisivo. Um segundo lugar na corrida decisiva de Phoenix valeu a conquista inédita, em sua primeira participação entre os quatro finalistas.

O piloto de 29 anos, filho de Dave Blaney, mostrou sua força após a última bandeira amarela no oval de 1 milha do Arizona. Se Ross Chastain (Chevrolet Camaro #1 / Trackhouse) atacou para vencer, Blaney, depois de perder posições em seu último pit, se recuperou; se aproximou de Kyle Larson (Camaro #5 / Hendrick), que vinha em segundo e, a 20 voltas para o fim, deixou o campeão de 2021 para trás de forma definitiva.

“Eu só pensava nas últimas voltas, ‘sem amarelas’. Tivemos um ano de altos e baixos, mas nos playoffs a equipe me deu um carro sensacional, conseguimos chegar fortes à decisão e somos campeões”, festejou Blaney, que estreou na categoria em 2014.

Ele não se incomodou com o fato de largar apenas em 15°. Na volta 51 já aparecia entre os 10. Dos quatro finalistas, William Byron (Camaro #24 / Hendrick) vinha mais à frente e venceu o primeiro segmento.

Christopher Bell (Toyota Corolla #20 / Joe Gibbs Racing) deu adeus à briga pelo Bill France Trophy ao bater na volta 109, com problemas nos freios. Chris Buescher (Mustang #17 / RFK) venceu o segundo estágio e, a partir daí, Blaney, Larson e Byron se mantiveram próximos. O piloto do #12 chegou à ponta pela primeira vez na volta 258.

A amarela causada pela rodada de Kyle Busch (Camaro #8 / RCR) deu a eles a chance de fazer a última parada em condições iguais. Blaney entrou em terceiro, saiu em sétimo, mas fez valer o desempenho de seu Ford e, com a ajuda do ‘dog leg’, chegou à posição que precisava. Para o time de Roger Penske, foi a segunda conquista seguida, após a de Joey Logano no ano passado.

Despedida

A 36ª etapa da temporada marcou a despedida de Kevin Harvick (Mustang #4 / Stewart-Haas). O campeão de 2014 liderou, perdeu posições com um pitstop ruim de seu time, mas ainda se recuperou para ser o sétimo. “É uma montanha-russa de emoções, mas posso dizer que, quando passar pelo túnel para sair do circuito, estarei com a cabeça erguida por tudo que fiz nesses 23 anos. Sou grato aos pilotos, crew chiefs e a toda a comunidade da Nascar por viver tantos momentos incríveis”. ‘The Closer’ é mais um que se juntará ao time de comentaristas nas transmissões pela TV do campeonato.

Nascar Championship Race

Nascar Cup Series: 36ª etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais