Dakar 2024 revela percurso ‘mais exigente da fase saudita do rally’

O Dakar chega em 2024 à quinta edição na Arábia Saudita com a promessa de ser o mais exigente desde que o maior rally do mundo trocou a América do Sul pelo país do Oriente Médio. A A.S.O, organizadora da prova e do Mundial de Rally Cross-Country (W2RC) revelou neste início de semana o percurso detalhado a ser enfrentado pelas 137 motos, 10 quadriciclos; 72 carros, 78 UTVs e 46 caminhões entre os dias 5 e 19 de janeiro.

Al Ula será o ponto de partida do desafio, com a chegada não muito distante, em Yanbu, na costa do Mar Vermelho. Ao todo, serão 7.891 quilômetros, dos quais 4.727 de especiais cronometradas. Várias delas por regiões ainda não atravessadas pelo Dakar. Já na primeira semana, pilotos e navegadores atravessarão regiões vulcânicas. E a etapa Maratona chega já no terceiro estágio, de Al Duwadimi a Al Salamiya. Ao fim dela, apenas os próprios competidores se encarregarão da manutenção dos veículos, reencontrando as equipes de apoio apenas no dia seguinte, em Al Hoffuf.

Etapa de 48 horas

A grande novidade chega na temida região do Empty Quarter (quarteirão vazio), com a ‘etapa de 48 horas’. Na prática, os dias 11 e 12 de janeiro contarão como um só, com largada e chegada em Shubaytah. No primeiro deles, às 16h locais, os competidores deverão parar e, de acordo com sua posição, alcançar um dos seis acampamentos onde passarão a noite. No dia seguinte o cronômetro volta a andar. Ao todo serão 818km, dos quais 584 de especial.

Riyadh será o local do dia de descanso, o sábado (13), e de onde começa o retorno à região Noroeste da Arábia Saudita, com direito a duas etapas em laço: a décima (Al Ula / Al Ula) e a última (Yanbu / Yanbu).

Como o Racemotor mostrou, a delegação brasileira no Dakar 2024 será a maior da fase saudita do rally.

Moto nova

Vencedor do Sertões 2023, o norte-americano Mason Klein competirá com uma nova moto no Dakar 2024. Ele troca a KTM pela chinesa Kove e deixa a equipe Bas para alinhar com o time familiar KORR (Klein Off-Road Racing), comandado por seu pai.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais