As diferenças entre os SUV da Stock Car e do TC2000 argentino

A América do Sul puxou a fila e duas das principais categorias da região serão as primeiras a substituir sedãs e coupés pelos SUV nas categorias de Turismo. Já em 2022 o TC2000, da Argentina, anunciou a abertura de seu grid para esse tipo de modelo, diante de uma realidade clara: carros como Renault Fluence e Citroen C4 Lounge saíram de linha sem substitutos. O mesmo acontece agora com o Chevrolet Cruze.

O mesmo caminho foi anunciado este mês pela Stock Car, que estreia em 2025 um pacote técnico diferente, começando do zero. O chassi é totalmente novo e os motores V8 norte-americanos darão lugar aos quatro cilindros 2.0 turbo (de origem Ford). Coincidentemente, a mesma configuração de motor usada pela TC2000 – na Argentina os propulsores ficam a cargo da francesa Oreca.

As semelhanças, no entanto, param por aí. E há uma diferença principal entre o conceito escolhido por argentinos e brasileiros. Desde seu surgimento, em 1979, a TC2000 usa as carrocerias dos modelos de produção, com apêndices aerodinâmicos generosos. E a aposta na tração dianteira. Uma combinação que não muda com a chegada dos SUVs, já em 2024. Neste primeiro ano, eles dividirão a pista com os sedãs atuais. O primeiro a ser mostrado foi o VW Nivus. Protótipo desenvolvido pela própria Tango Motorsport, organizadora do campeonato, para dar início à nova era.

Bolha

Do lado de cá da fronteira, a Vicar escolheu um caminho diferente. Se os carros que estrearam em 2020 trazem elementos da carroceria do Toyota Corolla e do Cruze, seus substitutos Corolla Cross e Tracker terão apenas o jeitão dos modelos de rua. Como fez de 1990 a 1993 e de 2000 a 2019, a Stock Car usará sobre o chassi uma bolha com as formas dos SUV. O que ajuda a driblar as limitações aerodinâmicas dos veículos de produção. A tração segue sendo traseira.

Rally

O uso dos SUV (ou de seu visual) no automobilismo não é exatamente uma novidade. No Mundial de Rally (WRC), a Suzuki estreou em 2007 seu SX4, um utilitário esportivo vendido no Brasil. No ano passado, a Ford seguiu o mesmo caminho ao desenvolver seu modelo Rally 1 híbrido sob a carroceria do Puma. Com direito a vitória já na estreia, em Monte Carlo, com Sebastien Loeb.

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