Toyotas são desclassificados e Rebellion herda vitória no Mundial de Endurance

O resultado da pista acabou não se confirmando nas verificações técnicas e o domingo perfeito da Toyota ficou um pouco menos. Se a vitória de Ott Tanak no Rally da Alemanha foi oficializada, o mesmo não ocorreu com a dobradinha dos protótipos TS050 HY LMP1 nas 6h de Silverstone, terceira etapa da Super Season 2018/2019 do Mundial de Endurance (FIA WEC). Já à noite a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou a desclassificação dos carros #8, de Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima; e #7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López, que haviam recebido a bandeirada em primeiro e segundo.

Os comissários constataram que os bicos dos dois carros apresentaram deflexão superior à permitida quando submetidos ao teste de impacto, não aceitando as alegações do time de algum tipo de choque (com as zebras, por exemplo) poderia ter provocado a mudança no componente. Com isso, o Rebellion R13 Gibson de Mathias Beche, Thomas Laurent e do norte-americano (filho de brasileiros) Gustavo Menezes herdou a vitória, seguido pelo carro de Andre Lotterer e Neel Jani, recuperado depois do grave acidente com Bruno Senna nos treinos livres. O BR01-AER da SMP Racing (Egor Orudzhev e Stephane Sarrazin) completa o novo pódio.

 

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