Vergne vence acidentado ePrix de Roma. Di Grassi abandona quando liderava

Vitória de Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) num movimentado ePrix de Roma. O nome da terceira etapa do Mundial ABB FIA de Fórmula E, no entanto, foi o do brasileiro Lucas di Grassi (Audi Abt Team Schaeffler). Ele tomou a ponta após largar em quarto e vinha numa disputa emocionante com o francês até a quebra de um semi-eixo na volta 20 das 24. Lento fora da trajetória, acabou surpreendendo Stoffel Vandoorne (Mercedes EQ), que atingiu o companheiro de time Nick de Vries. Com isso, a prova terminou com o pelotão atrás do safety car. Sérgio Sette Câmara (Dragon Penske Autosport) foi o 15º, depois de problema e punição.

Depois da qualificação com pista seca, a chuva apareceu antes da largada – com o asfalto molhado, o carro de segurança puxou a fila na primeira volta. Com a bandeira verde, Andre Lotterer (Porsche) tentou superar o pole Vandoorne, tirou o belga da pista e provocou a primeira mexida entre os líderes. Liderança herdada por Oliver Rowland (Nissan eDAMS), que não a manteve por muito tempo. Punido por uso da carga elétrica acima do permitido, foi obrigado a fazer um drive through.

Caminho aberto para Di Grassi, que era atacado pressionado por Vergne; por De Vries e pelos dois carros da Jaguar (Sam Bird e Mitch Evans). Com as ativações do Attack Mode, a liderança mudou de mãos. Di Grassi primeiro foi agressivo ao superar De Vries e depois, já sem a potência extra, voltou a ultrapassar o francês com uma bela manobra. Defendia bem a liderança até o problema.

Novo motor

“É sempre bom vencer na primeira corrida do novo carro. A pista estava complicada com a chuva, cheguei a tocar os muros algumas vezes, mas felizmente venci. Lucas fazia uma ótima corrida, é uma pena, mas são coisas de corrida”, comentou Vergne, que estreou a nova unidade de potência da DS Techeetah.

Sette Câmara enfrentou uma pane na sétima volta que o fez perder posições – vinha em 15º. Em seguida, acabou punido pelo mesmo problema de Rowland e cumpriu o drive through. Com os vários abandonos na reta final, passou da P.21 para a P.15. Neste domingo os carros voltam à pista para mais uma qualificação e a segunda prova da rodada dupla na capital italiana (8h, de Brasília).

A liderança do campeonato é de Bird, com 43 pontos, seguido por Robin Frinjs (Envision Virgin), com 34; De Vries (32), Mitch Evans (Jaguar), com 31 e Vergne (25). Sette Câmara é o 11º, com 12 e Di Grassi, com 6, é o 17º.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais