Campeões e supermáquinas esquentam disputa entre os carros no Sertões

A categoria mais rápida dos ralis cross-country chega ao Sertões BRB 30 anos mais uma vez com força total e um grid de respeito. Na mais desafiadora edição de um rally que se torna o maior do mundo para celebrar as três décadas de história e o Bicentenário da Independência, a competição nos Carros tem tudo para ser de arrepiar. Com atrativos especiais: máquinas de última geração capazes de devorar a altíssimas velocidades os 4.381km de especiais e as dificuldades pelo caminho (7.202 quilômetros de percurso ao todo) entre Foz do Iguaçu (PR) e Salinópolis (PA). E a promessa de uma briga entre campeões.

Juntos, os irmãos Christian e Marcos Baumgart somam cinco conquistas no Sertões – quatro do primeiro (2016/2017/2018/2021) e uma do segundo (2020). Com Beco Andreotti e Kléber Cincea, respectivamente, como navegadores, eles seguem com as picapes Toyota Hilux V8 IMA T1 FIA e a impecável estrutura da equipe X Rally. Que alinha outro modelo semelhante para Sylvio de Barros.

Dispostos a voltar ao alto do pódio após vencerem em 2019, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (MEM Motorsport) alinham com um modelo que tem tudo para ser a sensação do Sertões BRB 30 anos: a novíssima Toyota Hilux V6 Overdrive, enquadrada internacionalmente na categoria T1 +. Campeã do último Dakar, ela traz rodas de maior diâmetro, maior largura da carroceria e curso aumentado das suspensões. Júlio Capua (R.Mattheis) também vai alinhar um T1 +.

Outro que é forte candidato a um lugar no pódio final é o Buggy Century CR6 de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs. O piloto disputou as duas últimas edições do Dakar com ele e, no Sertões 2021, depois de enfrentar problemas no início, mostrou o potencial do protótipo desenvolvido na África do Sul e equipado com motor Chevrolet V8.

Também há atrações nas demais categorias. Uma delas é o retorno de um dos pioneiros brasileiros nas provas de cross-country. Com cinco títulos do Sertões (três como piloto nos caminhões, hoje não mais em disputa; e duas como navegador nos carros), André Azevedo vai viver a emoção de atravessar o Brasil ao lado do filho, Lucas, na categoria Amigos, na qual ambos podem mudar de posição.

Piloto e navegador

E numa modalidade em que piloto e navegador se completam com papéis bem distintos, tem quem vá fazer as duas coisas no Sertões. Três vezes vitorioso navegando para Guilherme Spinelli, o maior campeão entre os Carros até então com 5 títulos, Youssef Haddad resolveu passar para o banco da esquerda. E não terá ninguém a seu lado. Engenheiro mecânico de formação, ele resolveu encarar o desafio sozinho, com uma picape Mitsubishi L200 Triton. Vai pilotar se orientando com a ajuda de um sistema semelhante ao usado nas motos – a planilha, em forma de rolo, vai avançando por meio de um comando junto ao volante.

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