Brasileiros encaram o Rally do Marrocos pelo W2RC

Depois de seis meses, a primeira temporada do Mundial de Rally Cross-Country (W2RC) recomeça neste sábado (1º), com o Rally do Marrocos. A tradicional prova no país do Norte da África desafia pilotos e navegadores com um prólogo e cinco etapas atravessando o Deserto do Saara e a Cordilheira do Atlas. Ao todo serão 2.300 quilômetros, dos quais 1.570 cronometrados. De Agadir, os competidores seguirão para Tan Tan e Laayoune, fazendo o caminho de volta para conhecer os vencedores no dia 6.

Mais uma vez a participação brasileira é numerosa, concentrada nos UTVs. Na classe T3, para os modelos de maior preparação, Pamela Bozzano alinha ao lado do navegador Cadu Sachs (Can-Am Maverick). A dupla disputou o SARR, da Argentina, com vitórias de etapa, e encara o rally marroquino como uma preparação para o Dakar 2023. Pamela vem do título do Sertões na classe UT3. Correu ao lado do marido, Enio, que desta vez também pilota, em parceria com Luciano Gomes (Can-Am Maverick).

Na T4 (modelos de menor preparação), o catarinense Gustavo Gugelmin mais uma vez navega para o norte-americano Austin Jones, na equipe oficial da Can-Am, brigando pelo título do W2RC. Também inscritos no Mundial estão Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick). A dupla chega embalada pelo segundo lugar no Sertões, com cinco vitórias de etapa. Já haviam vencido estágios no Dakar e no SARR.

Líder da Copa do Mundo FIA de Baja, o mineiro Cristiano Batista (Can-Am Maverick) faz sua primeira prova no W2RC. Desta vez com o português Pedro Santos como navegador.

Destaques

Ao todo estão inscritos para a prova 123 motos, 13 quadriciclos, 8 caminhões e 78 carros/UTVs. Nas duas rodas o destaque é a estreia do francês Adrien van Beveren como piloto oficial da Honda. O nome da temporada até agora é o britânico Sam Sunderland (Gas Gas), que venceu o Dakar e o Abu Dhabi Desert Challenge.

Nos carros, a atração é a estreia da segunda geração dos buggies elétricos Audi RS Q e-Tron, com as três duplas do time alemão – Stephane Peterhansel / Edouard Boulanger; Carlos Sainz / Lucas Cruz e Mattias Ekstrom / Emil Bergkvist. Sem disputar o W2RC, o foco é o desenvolvimento do modelo, que conta com um motor a combustão 2.0 quatro cilindros turbo (usado anteriormente no DTM) com a função de recarregar as baterias. A Audi Sport procurou ganhar peso e ajustar o centro de gravidade do conjunto que, na primeira versão, venceu o Abu Dhabi Desert Challenge, com Peterhansel.

Os vencedores do Dakar Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel (Toyota Hilux DKR T1+ / Gazoo Racing) defendem a liderança do campeonato, com Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Prodrive Hunter T1+ / BRX) como principais adversários.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais