Verstappen vence GP do Japão e dá título de Construtores à Red Bull

A cena mais vista no Mundial de F-1 2023 voltou a se repetir no GP do Japão, 16ª prova da temporada: Max Verstappen e a Red Bull no alto do pódio. Depois da queda de rendimento nas ruas de Cingapura, o holandês voltou a dominar, ao seu estilo, a corrida em Suzuka, para vencer a 13ª no ano. E, de quebra, assegurar, com seis provas de antecedência, o título de Construtores para a equipe comandada por Christian Horner. O tri de pilotos depende de três pontos de vantagem a mais sobre Sergio Perez, desastroso na casa da Honda.

O mexicano tocou a Mercedes de Lewis Hamilton na largada ao tentar escapar da Ferrari de Carlos Sainz – no fundo da fila Valtteri Bottas (Alfa Romeo) acertou Alex Albon (Williams), exigindo a entrada do safety car. Mais tarde o finlandês foi atingido por Logan Sargeant, com a outra Williams. Verstappen chegou a ter a liderança ameaçada nos primeiros metros, mas foi só. Abriu de Oscar Piastri (McLaren), seguido pelo companheiro Lando Norris.

Perez provocou um período de virtual safety car na volta 14 das 53 ao atingir a Haas de Kevin Magnussen em uma tentativa equivocada de ultrapassagem. Já havia sido punido pelo incidente anterior e, ao seguir lento para abandonar nos boxes, ainda mandou Norris para fora da pista. Ainda voltou para cumprir a segunda punição, antes de encostar definitivamente.

George Russell (Mercedes) adiou ao máximo sua primeira parada (volta 25) e, com isso, chegou a ser segundo, mas logo foi superado por Piastri. O estreante australiano viu o colega de equipe se aproximar e, com pneus mais gastos, não resistiu à ultrapassagem.

Ferrari x Mercedes

Pneus duros escolhidos na segunda rodada de pits e, com as três primeiras posições estabilizadas, as duplas de Ferrari e Mercedes passaram a brigar pelos lugares seguintes. Charles Leclerc manteve a quarta posição, seguido por Lewis Hamilton, ajudado por Russell para se defender de Carlos Sainz, sexto. O britânico foi o sétimo, seguido por Fernando Alonso e as Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly fechando a zona de pontuação.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais