Quarta-feira de dois novos carros para a Fórmula 1 2024. Mercedes e McLaren revelaram os modelos em que apostam para se aproximar da Red Bull e brigar ao menos por vitórias na temporada. O Mercedes W15, última máquina de Lewis Hamilton no time da estrela, chega com a missão de apagar o complicado 2023 da escuderia de Brackley, que começou com o conceito das laterais sem os sidepods e exigiu praticamente o projeto de um W14B.
Com James Allison novamente como diretor-técnico, a engenharia da Mercedes projetou um carro bem mais convencional. O bico mais curto é uma solução adotada por boa parte das equipes. Junto a ele, a asa dianteira traz a forma de colher no elemento inferior. Os braços da suspensão dianteira push-rod estão em posição elevada – o superior praticamente na altura dos amortecedores -, na tentativa de liberar ao máximo a passagem do ar rumo aos canais do efeito-solo, sob os sidepods. Eles, aliás, têm formas que lembram as do Red Bull RB19, embora menos esculpidas e com entradas de ar maiores.
Allison lembrou que um dos objetivos principais do projeto foi tornar a traseira do W15 mais estável e equilibrada. O que passa por detalhes como a eficiência do assoalho e do difusor e mesmo pela nova carcaça do câmbio, que alterou os pontos de ancoragem da suspensão, também push-rod.
O primeiro sinal de que as coisas caminham para a direção desejada é a volta do prata à decoração. No ano passado, a fibra de carbono aparente foi a base, numa tentativa de economizar peso.
Evolução
Se a Mercedes precisou rever seus conceitos, a McLaren partiu de uma base competitiva para seu MCL38. A evolução no MCL60 (referência aos 60 anos do time de Woking) ao longo do campeonato levou Oscar Piastri a vencer a Sprint Race no Qatar e a equipe a fechar o Mundial de Construtores em quarto lugar.
Por isso mesmo, as diferenças no visual são mínimas. Uma delas é a carenagem do motor (airbox). A entrada de ar está bem menos inclinada na direção do cockpit e é sustentada por pilares. A barbatana está menor.
Os sidepods estilo Red Bull da segunda metade da temporada 2023 dão lugar a um desenho mais convencional. O grande trunfo da McLaren para 2024 começou a trabalhar apenas em janeiro: Rob Marshall, vindo da Red Bull. O britânico será decisivo para a evolução do MCL38 ao longo do ano.
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