Stock Car terá corrida Sprint aos sábados e prova maior nos domingos

Mudança no formato dos finais de semana da Stock Car Pro Series. A principal categoria do automobilismo brasileiro se rende à moda e passará a ter, aos sábados, uma corrida Sprint de 30 minutos, em que as seis primeiras filas do grid sairão da inversão dos 12 mais rápidos da qualificação. No domingo, os carros voltam à pista para a prova principal, com 50 minutos e as posições de largada conforme os tempos do classificatório.

O treino oficial, aliás, também muda: os carros serão divididos em dois grupos de 16 e os 10 melhores de cada um avançam ao Q2. Destes 20, os oito mais rápidos lutarão pela pole do domingo. Nas duas corridas segue o pitstop obrigatório, com a troca exigida de um pneu na Sprint e de dois na prova longa.

O número de descartes na pontuação para determinar o campeão cai de quatro para dois. E a zona de pontuação passa a incluir os 30 primeiros de cada corrida. Logicamente as corridas do domingo oferecerão mais pontos.

“O importante nessas modificações é que cada detalhe que alteramos visa tornar a competição mais justa e, também, oferecer um custo-benefício melhor para pilotos, equipes, patrocinadores e fãs. Estamos confiantes de que essa vai ser mais uma grande temporada”, explica o CEO da Vicar, Fernando Julianelli.

Stock Car 2024

● Corrida Sprint (sábado)
30 minutos
Pit stop: troca de um pneu

● Corrida Principal (domingo)
50 minutos
Pit stop: troca de dois pneus

● Classificatório
Q1: 2 grupos de 16 carros
Q2: 1 grupo de 20 carros
Q3: 1 grupo de 8 carros

● Grid
Sprint: inversão dos 12 primeiros no classificatório
Principal: formação original do classificatório

● Fan Push
Mais acionamentos por corrida
Períodos mais curtos de potência extra

● Descartes
Duas provas, ao invés de quatro, como em 2023

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais