Ausência no Mundial de Rally-Raid rende multa milionária à Audi

Em meio aos rumores envolvendo o futuro de seu projeto na F-1 ao lado da Sauber, a Audi viu uma decisão tomada envolvendo outra modalidade custar caro. Depois de vencer o Dakar com seu buggy híbrido RS Q e-Tron, graças a Carlos Sainz e Lucas Cruz, a Audi Sport confirmou que chegava ao fim seu projeto nos ralis cross-country, agora chamados de rally-raid, depois de três anos.

A questão é a que a montadora alemã se inscreveu para disputar toda a temporada do W2RC, iniciado com o Dakar, depois de ficar fora da competição nos dois anos anteriores. O regulamento do campeonato exige a presença com pelo menos um veículo em todas as etapas e pune eventuais ausências com multa.

Foi exatamente o que aconteceu no Abu Dhabi Desert Challenge, segunda prova do W2RC, iniciada no domingo. Ao constatar que nenhum RS Q e-tron estava na lista de inscritos, os comissários do evento fizeram valer o Artigo 1.3 do Código Esportivo Internacional e multaram a Audi Sport em 750 mil euros, cerca de R$ 4,03 milhões. Com o detalhe de que 562.800 euros do total ficariam em suspenso, desde que a marca alemã não ficasse de fora dos ralis restantes.

Como será o caso, é exatamente o valor a ser jogado fora pela Audi, que alegou “a demora na produção de peças de reposição como o motivo para não disputar o restante do W2RC”. Conversa para alemão ver, já que o planejamento de fabricação e logística é feito com grande antecedência.

Imprensa

O detalhe é que, além de ouvir Sven Quandt, o comandante da Q Motorsport, criada por ele e pela Audi para gerir o programa dos RS Q e-Tron, a FIA também prestou atenção nos comunicados de imprensa da montadora do Grupo VW para tomar sua decisão. Um deles cita que “a vitória de Sainz no Dakar encerrou a participação da Audi nos ralis cross-country e que a possibilidade de seguir no W2RC foi rejeitada”. Pilotos e navegadores vinculados à Audi foram liberados para buscar acordos com outros times – Edouard Boulanger, que navegava para Stephane Peterhansel, já está ao lado de Nasser Al-Attiyah no Desert Challenge.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais