Toyota e Fernando Alonso 100% no Mundial de Endurance

Terceira etapa da Super Season 2018/2019 do Mundial de Endurance (FIA WEC) e o panorama, ao menos na categoria LMP1, não se altera: pela terceira vez na competição, deu Toyota, e o #8, de Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima, que já haviam levado a melhor em Spa-Francorchamps e nas 24h de Le Mans, receberam a bandeirada na frente também nas 6h de Silverstone. Se o discurso dos japoneses é de chances iguais para seus dois trios, fica claro que a Gazoo Racing não veria com maus olhos o espanhol, fora da F-1 a partir do ano que vem, ser campeão mundial com os nipônicos.Equipe que, aliás, viveu um domingo de sonho, com a vitória também no Mundial de Rally, com Ott Tanak/Martin Jarveoja (você vê AQUI).

O abismo de performance entre os TS050 HY e os carros privados da categoria dá à única marca representada oficialmente a chance de se concentrar na própria estratégia sem se preocupar com a concorrência  – o Rebellion R13 #3 de Gustavo Menezes, Mathias Beche e Thomas Laurent completou o pódio a quatro voltas de distância.

Desta vez a pole ficou com o Toyota #7, de Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria “Pechito” López, que manteve a liderança por cinco horas e meio de prova. No último stint, Buemi, que havia retornado à pista de seu pitstop próximo dos líderes, passou a atacar Kobayashi, conseguindo a ultrapassagem sem grande resistência e concluindo a prova com 16s913 de vantagem. O Rebellion #1, reconstruído depois do grave acidente com Bruno Senna nos treinos livres, ficou com a quarta posição conduzido por Andre Lotterer e Neel Jani.

Na LMP2 também deu dobradinha, desta vez do time Jackie Chan DC Racing. O Oreca Gibson de Ho-Pin Tung, Gabriel Aubry e Stephane Richelmi levou a melhor sobre o dos malaios Jazeman Jaafar, Weiron Tan e Nabil Jeffri. O brasileiro André Negrão voltou ao pódio com o Alpine Gibson dividido com Nicholas Lapierre e Pierre Thiriet.

A GTE Pro foi dominada pelos atuais campeões Alessandro Pierguidi e James Calado, com a Ferrari 488 Italia #51 da AF Corse, superando por apenas 14 segundos a Porsche 919 RSR de Gianmaria Bruni e Rickard Lietz. Outra marca e modelo diferente no terceiro degrau do pódio: o Ford GT (Ganassi Racing) dos britânicos Andy Priaulx e Harry Tincknell. A Porsche deu o troco na GTE AM, com o #77 da Dempsey Proton Racing de Ried/Andlauer/Campbell. A temporada prossegue nos dias 13 e 14 de outubro, com as 6h de Fuji, quando os japoneses certamente farão de tudo para triunfar num circuito que pertence à Toyota.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais