Brasileiro de Endurance ganha mais um protótipo: o Sigma P1

Ele foi concebido com dimensões de modelo da categoria LMP1 e, originalmente, não teria câmbio. O desenvolvimento do conjunto com motorização Audi turbo de 600cv acabou mostrando, no entanto, que a presença de uma caixa de transmissão para jogar a potência nas rodas traseiras seria a melhor escolha. Depois de quatro anos de trabalho, o Protótipo Sigma P1 finalmente estreia em competições, na quinta etapa do Brasileiro de Endurance, em Santa Cruz do Sul (RS).

Fabricado em Araricá, no Rio Grande do Sul, o carro foi projetado pelos engenheiros Evandro Flesch e Pedro Fetter.  “A estreia foi várias vezes postergada em função da complexidade no desenvolvimento. Esta alternativa sem câmbio mostrou ser viável, mas o tempo de desenvolvimento seria muito maior do que esperávamos, necessita de um trabalho bastante específico”, explica o experiente Jindra Kraucher, que dividirá o comando do Sigma com Felipe Bertuol.

A equipe decidiu instalar um câmbio X-TRAC de última geração e desta forma, se concentrar apenas no desenvolvimento do chassi Sigma P1, devendo retomar o desenvolvimento sem câmbio em um futuro próximo. “Tínhamos um conceito de motor muito forte, e assim não precisaríamos do câmbio, e teríamos uma série de benefícios com isso. Conseguimos com esse modelo treinar e virar um bom tempo na pista de Tarumã (1min02s), mas, com o atual desenvolvimento da categoria não tem mais como, os atuais viram 59 segundos com pneus usados, então decidimos adaptar o carro para colocar o câmbio, e essa será nossa primeira corrida”, contou Bertuol, animado para a estreia.

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