Disputa dos UTVs no Sertões promete indefinição até o Maranhão

Os UTVs foram os últimos a se juntar à caravana do Sertões em 2012, mas não precisaram de muito para se tornar uma atração. Máquinas que nasceram utilitárias e para recreação off-road, os UTVs são a classe de veículos fora de estrada que mais cresce no grid do maior rally das Américas. A edição 2020 garante um número de inscritos de respeito: 56 máquinas, das quais é possível imaginar pelo menos uma dezena de duplas em condições de brigar pela vitória geral. Além de eficácia na navegação e pé direito pesado, será fundamental contar com um equipamento resistente e bem preparado.

Entre as marcas, domínio total da Can-Am e seu Maverick X3. A dupla a ser batida é formada pelos catarinenses Denísio do Nascimento e Idali Bosse (Bompack Racing), que aposta na continuidade para voltar a comemorar ao fim de sete etapas e quase 5 milmil quilômetros de percurso. Depois de alguns contratempos na preparação no cenário da pandemia, o piloto diz ter em mãos o melhor UTV que já comandou e garante que o time está pronto para enfrentar desafios como a chuva e as temperaturas mais altas.

Não há como falar no Sertões e nos UTVs sem citar a ‘Família da Poeira’. Tricampeão mundial FIA da categoria e também vencedor do Dakar, Reinaldo Varela repete a tradicional dupla com Gustavo Gugelmin, em busca de uma vitória inédita na geral. Seu filho Bruno conseguiu a façanha em 2018 – os irmãos Gabriel e Rodrigo também lutam para escrever seu nome na galeria dos campeões do rally. Todos estarão à bordo dos Can-Am Maverick X3 XRS da Varela Racing.

Destaque também para a equipe Território Motorsport de Edu Piano, que vai para sua 25ª participação no Sertões. Ele e Rodrigo Luppi se destacaram no começo do ano numa prova na Argentina, em que enfrentaram rivais de toda a América do Sul. Lélio Júnior é o outro piloto do time sediado em Tatuí (SP). Deninho Casarini; Gabriel Cestari, Richard Fliter e Cristiano Batista são outros nomes que vêm de bons resultados. O uruguaio Javier Fernandez Diego, com passagens pelo rally de velocidade e pelas motos, dá o toque internacional na modalidade. E Zeca Sawaya, com seus 67 anos, é o mais velho competidor de todo o rally – assim como seu navegador, Norton Lopes, vem de extensa trajetória no off-road, começando pelas duas rodas (enduro).

Duas duplas – curiosamente de pai e filho – defendem as cores da Polaris – Leandro Torres, que foi campeão da categoria no Dakar, e o estreante Thiago, de apenas 18 anos, o mais jovem piloto da edição. No Can-Am #270 da Varela Racing, Nelsinho Piquet e Álvaro Garnero se alternarão na condução, com Marcos Pastein como navegador. Uma experiência totalmente diferente para o ex-piloto de F-1, atualmente na Stock Car. E o goiano Alok, um dos mais populares DJs do planeta, também terá a chance de experimentar a categoria, no comando do #271.

As mulheres terão cinco representantes na modalidades: a experiente dupla Helena Deyama/Josi Koerich (Equipe MUSA/Divino Can-Am); Corina Newmann/Nicole Newmann (Noistudium Rally Team), mãe e filha que também vão realizar o sonho de correr juntas, além da navegadora estreante Ana Paula Franciosi/BA – (DanGo Racing).

Sertões 2020

Roteiro

30/10 Sexta feira – Prólogo

Terá 4.730 metros. Sinuoso com algumas retas. Piso liso (misto de cascalho e pedrisco), exigirá muita perícia e concentração. O percurso não permite erros, pois não terá áreas de escape.

1ª Etapa – Bolha Velocitta – Sábado, 31/10 (Mogi Guaçu/SP)

DI – 260 km | TE – 205 km | DF – 120 km | Total – 585 km

Domingo, 01/11 (SP->DF)

Deslocamento para Brasília (DF)

2ª Etapa – Segunda-feira, 02/11 (DF->GO)

1ª perna Maratona Renê Melo

DI – 159 km | TE – 353 km | DF – 0 km |Total – 512 km

3ª Etapa – Terça-feira, 03/11 (GO ->GO)

2ª Perna Maratona Paulo Gonçalves

DI – 0 km | TE – 200 km | DF – 169 km | Total – 369 km

4ª Etapa – Quarta-feira, 04/11 (GO->TO)

DI 26 km | TE 329 km | DF 295 km | Total 650 km

5ª Etapa – Quinta-feira, 05/11 (TO->MA)

DI – 99 km | TE – 227 km | DF – 284 km | Total – 610 km

6ª Etapa – Sexta-feira, 06/11 (MA->MA)

DI 128 km | TE 300 km | DF 313 km | Total 741 km

7ª Etapa – Sábado, 07/11 (Barreirinhas/MA)

DI 258 km | TE 223 km | DF 34 km | Total 515 km

DI: deslocamento inicial. TE: trecho especial (cronometrado). DF: deslocamento final

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