Fórmula E abre temporada 2022 em Diriyah com novidades

Chegou a hora da oitava temporada da Fórmula E, a segunda com status de Mundial FIA. Mais uma vez Ad Diriyah, na Arábia Saudita, abre o campeonato com uma rodada dupla noturna, sexta (28) e sábado (29) – 14h no horário de Brasília. Novidades não faltam numa disputa que volta a contar com dois brasileiros: Lucas di Grassi, que se transferiu para a Venturi; e Sérgio Sette Câmara, que permanece na Dragon Penske Autosport.

A principal mudança está no formato da qualificação. Saem os quatro grupos que classificavam os seis melhores para a segunda fase e entra um sistema com definição em eliminatórias. Inicialmente os 22 pilotos são divididos em dois grupos de 11. Os quatro melhores de cada, na ordem, avançam, para um ‘mata-mata’ com os cruzamentos A1 x B4; A2 x B3; A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores dos duelos fazem as semifinais e assim por diante, com os dois classificados lutando pela ePole.

Além disso, os carros ganham 20kW extras em condição de corrida (de 200kW para 220kW). E também aumenta a força nos acionamentos do Attack Mode: de 235kW para 250Kw. Um aperitivo para o que vem em 2023, com a terceira geração de máquinas, que terá quase o dobro da potência. Em casos de neutralização do E-Prix com safety car, a direção de prova passa a aumentar proporcionalmente a duração da prova, em vez de reduzir a carga à disposição de cada piloto.

O calendário também traz novidades, com os E-Prix de Jacarta (Indonésia); Vancouver (Canadá) e Seoul (Coreia do Sul). Além de Ad Diriyah, Roma, Berlim, Nova York e Seoul terão rodadas duplas.

Menos uma

Com a saída da Audi (que tinha Di Grassi como um de seus pilotos), 11 equipes alinham esse ano. Sem a parceria da BMW, a Andretti volta a ganhar o nome original – mantém os motores alemães. Três pilotos fazem sua estreia: o italiano Antonio Giovinazzi será o companheiro de Sette Câmara na Dragon Penske após deixar a Alfa Romeo na F-1. Oliver Askew chega da Indy (fez apenas algumas provas em 2021) para defender o time de Michael Andretti. E o britânico Dan Ticktum comanda um dos carros da NIO333. A campeã Mercedes EQ (com Nyck de Vries) faz seu último ano como time oficial na categoria.

Toda a temporada será mostrada pela TV Cultura e pelo Sportv.

Sérgio Sette Câmara

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais