Bortoleto pontua na abertura da FRECA em Monza

Início positivo para Gabriel Bortoleto (R-Ace) e trabalhoso para Dudu Barrichello (Arden) na temporada 2022 da Fórmula Regional European Championship by Alpine (FRECA), em Monza. O primeiro conseguiu pontuar nas duas corridas do fim de semana – um sexto e um nono lugares. Já o segundo ficou distante da zona de pontuação, com um 26º e um 20º lugares. O domínio na pista italiana foi dos carros da Prema.

Bortoleto foi o quarto mais rápido de seu grupo na primeira qualificação e, com isso, largou em sétimo na prova do sábado. Pouco antes da largada, a chuva exigiu o uso dos pneus de pista molhada. E nos primeiros metros Barrichello viu a corrida arruinada (partiu da P.23) ao ser atingido por Laurens Van Hoepen (ART). Dudu precisou passar pelos boxes, com o safety car neutralizando o pelotão.

Na frente, o sueco Dino Beganovic manteve a vantagem da pole, e cruzou à frente de Michael Belov (MP Motorsport) e Lorenzo Fluxa (R-Ace). Bortoleto se beneficiou dos problemas com o italiano Gabriele Minì (ART), que tocou o carro de Beganovic na relargada.

Segunda corrida

Asfalto úmido também no começo da qualificação do domingo, o que beneficiou os pilotos do Grupo A, últimos a entrar na pista, quando estava bem mais seca. Bortoleto desta vez foi o sexto do A, enquanto Dudu foi o 11º. Na pista seca, os Tatuus Renault evidenciaram mais uma vez a dificuldade de ultrapassagem, mesmo num traçado veloz e com vários pontos para ataques como Monza. As manobras contaram, com a ajuda do push to pass.

O estoniano Paul Aron largou da pole e comandou as 16 voltas, seguido por Beganovic, que levou a melhor sobre Minì na segunda volta. Bortoleto fez boa disputa com o companheiro de equipe Fluxa para somar mais dois pontos. Chegou aos 10, como nono no campeonato.

Barrichello desta vez tocou o carro de Pietro delli Guanti (RPM) na Variante Roggia. E ganhou duas posições em relação à do grid. “Largar do fundo é complicado, as coisas são bagunçadas. Na primeira corrida fui tirado na primeira curva, na segunda não deu para ir muito para frente, apesar das boas disputas”, disse. Ele lamentou a dificuldade para aquecer os pneus nas tomadas de tempos.

O campeonato da FRECA 2022 prossegue nos dias 6 a 8 de maio, em Imola, também na Itália.

FRECA

Primeira etapa: Monza

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais